Contagem Regressiva Para a Insanidade, Los Diaños

“Contagem Regressiva Para a Insanidade”, Los Diaños (Independente)
Preço em média: R$30 (vinil)

Dois anos após a excelente estréia com “Deixe o Suicídio Pra Amanhã”, os curitibanos do Los Diaños retornam com “Contagem Regressiva Para a Insanidade”, um álbum mais complexo, violento e radical que o debute do grupo, que ousava jogar pitadas de jazz e dixieland sobre porradas punk-a-billy. E não é apenas no som que “Contagem Regressiva Para a Insanidade” traz novidades: agora como quinteto, com a adição do violonista Fred Paegle, a banda está lançando “Contagem Regressiva Para a Insanidade” em vinil (que realça a bela capa) e… MP3 (que pode ser baixado gratuitamente no site oficial).

Musicalmente, dos primeiros segundos até seu derradeiro final, “Contagem Regressiva Para a Insanidade” é um exercício de brutalidade. RHS (vocais, trumpete), Toshiro (baixo acústico), André (guitarras) e Germano (bateria) promovem um massacre que, em certos momentos, os aproximam do metal. As intervenções de trumpete e violino funcionam como uma pequena pausa no caos, mas a porrada é a ordem do álbum. Um bom exemplo é a romântica e violenta “Você se Foi”, que nas mãos do CPM22 ou do NXZero poderia se transformar em uma canção emo detestável, mas que com o Los Diaños parece realmente uma canção raivosa e dolorida, sentimentos básicos a todos aqueles que são abandonados.

Em meio à tempestade de barulho, é possível destacar momentos de ‘lirismo’, seja temático, seja instrumental, como na abertura de “Triste Fúria de um Sorriso” ou no suingue de “Mistérios da Sagrada Burrice”. Entre os grandes momentos deste “Contagem Regressiva Para a Insanidade” estão a instrumental “Insetos Gigantes da Amazônia”, a ótima “Mínima de Cinco” (com vocal divertido de RHS), a cínica “A Pressa é Inimiga dos Dentes” (em que o refrão diz: “Eu vou correr / Pra ter mais tempo de ficar parado”) e a sensacional “Deus é Grande, Mas Não é Dois”. Mais pesado que na estréia, com uma produção impecável (seguindo o padrão do primeiro álbum) e com um senso de humor à prova de chatos, o Los Diaños ri e adverte enquanto eleva o volume do som: “A única coisa que presta no mundo é o sexo”.

Ouça “Triste Fúria de um Sorriso”:

Site Oficial Los Diaños: baixe os dois discos da banda!

2 thoughts on “Contagem Regressiva Para a Insanidade, Los Diaños

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.