Três discos e meio: Ikara Colt, McLuski, The Delgados

por Marcelo Costa

“Chat And Business” – Ikara Colt (Sum)
Mais um grupo da leva londrina que gosta de tentar soar norte-americana, o Ikara Colt têm seu álbum de estreia lançado no Brasil, com o básico um ano de atraso. Em “Chat And Business”, lançado pelo selo punk Epitaph (no Brasil, Sum Records), resquícios de Sonic Youth sobrevoam a atmosfera, não chegando a incomodar, mas fazendo ter vontade de ouvir os originais. Mesmo assim, os singles “Sink Venice”, “One Note” e “Rudd” merecem uma audição e criam uma boa expectativa para o segundo álbum da banda.

“My Pain And Sadness Is More Sad And Painful Than Yours” – McLusky (Sum)
“Alan Is A Cowboy Killer” – McLusky (Sum)
Aproveitando a boa acolhida que o segundo álbum, “McLusky Do Dallas”, do Pixies, ops, McLusky, teve no Brasil, a Sum Records remexe o baú e retira, de lá, um lançamento duplo do grupo. “My Pain And Sadness Is More Sad And Painful Than Yours” é o primeiro álbum do trio (2000) e consegue soar ainda muito mais Pixies do que em “Do Dallas”. Canções como “Friends Stoning Friends”, “Flysmoke”, “Rock Vs. Single Parents” e “You Are My Sun” (entre tantas outras) parecem terem sido retiradas das sessões “Surfer Rosa/Doolittle”, o que se não convence em originalidade, arranca suspiros barulhentos das caixas de som. Já “Alan Is A Cowboy Killer” é um single do segundo álbum acrescido com duas faixas inéditas (mais “Friends Stoning Friends” do primeiro álbum), tranformando-se num EP ok para apresentar a banda.

“Hate” – The Delgados (Sum)
Após o belo “The Great Eastern” (2000), os escoceses do The Delgados retornam com este “Hate”, mantendo o lirismo alternado com guitarras pesadas no mesmo nível de inspiração. Produzido novamente pelo mago Dave Fridmann (Mercury Rev, Flaming Lips) “Hate” traz os excelentes duetos do casal de guitarristas Emma Pollock e Allun Woodward em clima de orquestração rock and roll. O sarcasmo escorre em faixas como “Never Look At The Sun” e “All You Need Is Hate” que prega, liricamente, “You Ask Me What You Need / Hate Is All You Need”. Uma das melhores bandas escocesas.

– Marcelo Costa (@screamyell) edita o Scream & Yell desde 2000 e assina a Calmantes com Champagne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.