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Hyacinths and Thistles - The 6ths
por Julio Costello
costello@bol.com.br

Em 1999, Stephin Merrit e o seu Magnetic Fields surpreendiam o universo pop com o lançamento do álbum triplo "69 Love Songs", considerado por muitos críticos o melhor daquele ano. Um ano antes, porém, Merrit forjava com a colaboração de ilustres amigos, o segundo álbum de seu projeto The 6ths, intitulado de "Hyacinths and Thistles". 

Merrit é conhecido por sua versatilidade como compositor e resume em si as qualidades dos melhores compositores do Século XX. Esse talento manifesta-se nas várias faces de uma personalidade que se multiplica em muitos projetos paralelos (The 6ths, Gothic Archies, Future Bible Heroes e The Three Terrors) e, recentemente solo, na trilha sonora do filme "Eban & Charley".

"Wasp’s Nest" (1995), o primeiro álbum dos 6ths foi gravado em companhia de Dean Wareham (ex-Galaxie 500 e atual Luna), Low Barlow (Sebadoh e Folk Implosion), Georgia Hubley (Yo La Tengo), Mary Timony (ex-Helium), entre outros, e mostrava a paixão de Stephin pelo indie pop dos anos 90, já "Hyacinths and Thistles" reúne em si, artistas de variados seguimentos pop, de pioneiros da música eletrônica ao folk, sob influências de Gershwin e Serge Gainsburg.

Gravado entre 1998 e 1999, lançado em 2000, "Hyacinths and Thistles" (Merge) pode ser intepretado como uma síntese de "69 Love Songs". São 14 canções quase sempre minimalistas: voz, poucos instrumentos e letras que falam sobre amor. Seis vozes masculinas e oito femininas imprimem suas qualidades em arranjos surpreendentes.

"As You Turn to Go" é a faixa de abertura. A frágil voz do cantor britânico Momus e a harmonia de uma cítara emolduram versos intimistas: "Sei que eu não admiti dizer que me arrependi / sei que você teve mais amores que Mata Hari / Mas você sabe que é a estrela da história de minha vida / e eu sinto muito".  Sally Timms  (dos Mekons) canta um pop circa 80 na belíssima "Give Me Back My Dreams".

Bob Mould, ex-vocalista do Husker Dü e do Sugar, surge como um crooner ao piano na emocionante "He Didn’t": "Ainda não sou um dançarino / mas depois, eu e você, poderemos entrar no céu / vamos arder em paixões, claro, mas o amor continua se você dançar comigo" e o cantor francês Dominique A canta a luxuosa "Just Like A Movie Star". 

Um piano de brinquedo surpreende na incrível "I’ve Got New York" interpretada por Melanie Safka: "Surpresa! Sou eu, bêbado, / sou três. / Por um par de horas, a cidade foi minha pista de dança / nesse tempo perambulei ao redor perguntando-me por que você não me amava mais. / Surpresa! Sou de verdade, penso e sinto, / costumo ser pessoa em qualquer lugar / mas não posso imaginar o motivo de estar gastando níqueis ao telefone para dizer: / Eu tenho Nova Iorque toda para mim".

Sarah Cracknell, a bela vocalista do St. Etienne, é responsável por uma das melhores interpretações do disco, "Kissing Things", a canção mais hiperbólica do album: "Eu estive beijando meu cigarro desejando que fosse você. / Verdade, você me deu a lua / e as estrelas prateadas que flutuam / fora da janela deste bar tedioso / flutuam na tristeza / igual ao mestre delas / e eu beijava a garrafa / desejando que fosse você".

Miho Hatori, do Cibo Matto canta a oblíqua "Lindy Lou" e Clare Grogan, ex-vocalista dos Altered Images brilha na pintura presente em "Night Falls Like a Grand Piano": "Silêncio, por favor! Há folhas caindo. / Árvores fazem striptease, o verão está acabando / e eu me pergunto por que você olha distante, contra o céu em cinqüenta cinzas cortinas / Cai a noite qual um piano de cauda". 

Dois cantores oitentistas comparecem à festa. Gary Numan, um dos pioneiros do eletropop, na sob medida "The Sailor in Love with the Sea" e Marc Almond, do Soft Cell na exótica "Volcana!".  Neil Hannon, ex-Divine Comedy, canta a curtíssima e sarcástica "The Dead Only Quickly": "Padres e tolos dizem que somos / apenas barro animado, apenas vasos rudes / alojando almas imortais".

A heroína folk Odetta canta e Merrit toca acordeão em "Waltzing Me All the Way Home" que lembra as composições de Kurt Weil. "You You You You You" tem os vocais de Katharine Whalen do Squirrel Nut Zippers e Miss Lily Banquette, do Combustible Edison encerra o album com a deliciosa "Oahu", canção que tem um fade-out de 25 minutos.

De todas as qualidades já ditas, soma-se ao álbum, o fato de seu anacronismo não ser meramente didático, mas uma coleção de canções de amor, desiludidas ou não, repletas de ornamentação especial para o último ano do século XX: um jardim incomum, repleto de jacintos e cardos.