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precisa ouvir
Hyacinths
and Thistles - The 6ths
por Julio Costello
costello@bol.com.br
Em 1999, Stephin Merrit e o seu Magnetic
Fields surpreendiam o universo pop com o lançamento do álbum
triplo "69 Love Songs", considerado por muitos críticos o melhor
daquele ano. Um ano antes, porém, Merrit forjava com a colaboração
de ilustres amigos, o segundo álbum de seu projeto The 6ths, intitulado
de "Hyacinths and Thistles".
Merrit é conhecido por sua
versatilidade como compositor e resume em si as qualidades dos melhores
compositores do Século XX. Esse talento manifesta-se nas várias
faces de uma personalidade que se multiplica em muitos projetos paralelos
(The 6ths, Gothic Archies, Future Bible Heroes e The Three Terrors) e,
recentemente solo, na trilha sonora do filme "Eban & Charley".
"Wasp’s Nest" (1995), o primeiro álbum
dos 6ths foi gravado em companhia de Dean
Wareham (ex-Galaxie 500 e atual Luna), Low Barlow (Sebadoh e Folk Implosion),
Georgia Hubley (Yo
La Tengo), Mary Timony (ex-Helium), entre outros, e mostrava a paixão
de Stephin pelo indie pop dos anos 90, já "Hyacinths and Thistles"
reúne em si, artistas de variados seguimentos pop, de pioneiros
da música eletrônica ao folk, sob influências de Gershwin
e Serge Gainsburg.
Gravado entre 1998 e 1999, lançado
em 2000, "Hyacinths and Thistles" (Merge) pode ser intepretado como uma
síntese de "69 Love Songs". São 14 canções
quase sempre minimalistas: voz, poucos instrumentos e letras que falam
sobre amor. Seis vozes masculinas e oito femininas imprimem suas qualidades
em arranjos surpreendentes.
"As You Turn to Go" é a faixa
de abertura. A frágil voz do cantor britânico Momus e a harmonia
de uma cítara emolduram versos intimistas: "Sei que eu não
admiti dizer que me arrependi / sei que você teve mais amores que
Mata Hari / Mas você sabe que é a estrela da história
de minha vida / e eu sinto muito". Sally Timms (dos Mekons)
canta um pop circa 80 na belíssima "Give Me Back My Dreams".
Bob
Mould, ex-vocalista do Husker Dü e do Sugar, surge como um crooner
ao piano na emocionante "He Didn’t": "Ainda não sou um dançarino
/ mas depois, eu e você, poderemos entrar no céu / vamos arder
em paixões, claro, mas o amor continua se você dançar
comigo" e o cantor francês Dominique A canta a luxuosa "Just Like
A Movie Star".
Um piano de brinquedo surpreende na
incrível "I’ve Got New York" interpretada por Melanie Safka: "Surpresa!
Sou eu, bêbado, / sou três. / Por um par de horas, a cidade
foi minha pista de dança / nesse tempo perambulei ao redor perguntando-me
por que você não me amava mais. / Surpresa! Sou de verdade,
penso e sinto, / costumo ser pessoa em qualquer lugar / mas não
posso imaginar o motivo de estar gastando níqueis ao telefone para
dizer: / Eu tenho Nova Iorque toda para mim".
Sarah Cracknell, a bela vocalista
do St. Etienne, é responsável por uma das melhores interpretações
do disco, "Kissing Things", a canção mais hiperbólica
do album: "Eu estive beijando meu cigarro desejando que fosse você.
/ Verdade, você me deu a lua / e as estrelas prateadas que flutuam
/ fora da janela deste bar tedioso / flutuam na tristeza / igual ao mestre
delas / e eu beijava a garrafa / desejando que fosse você".
Miho Hatori, do Cibo Matto canta a
oblíqua "Lindy Lou" e Clare Grogan, ex-vocalista dos Altered Images
brilha na pintura presente em "Night Falls Like a Grand Piano": "Silêncio,
por favor! Há folhas caindo. / Árvores fazem striptease,
o verão está acabando / e eu me pergunto por que você
olha distante, contra o céu em cinqüenta cinzas cortinas /
Cai a noite qual um piano de cauda".
Dois cantores oitentistas comparecem
à festa. Gary Numan, um dos pioneiros do eletropop, na sob medida
"The Sailor in Love with the Sea" e Marc Almond, do Soft Cell na exótica
"Volcana!". Neil Hannon, ex-Divine Comedy, canta a curtíssima
e sarcástica "The Dead Only Quickly": "Padres e tolos dizem que
somos / apenas barro animado, apenas vasos rudes / alojando almas imortais".
A
heroína folk Odetta canta e Merrit toca acordeão em "Waltzing
Me All the Way Home" que lembra as composições de Kurt Weil.
"You You You You You" tem os vocais de Katharine Whalen do Squirrel Nut
Zippers e Miss Lily Banquette, do Combustible Edison encerra o album com
a deliciosa "Oahu", canção que tem um fade-out de 25 minutos.
De todas as qualidades já ditas,
soma-se ao álbum, o fato de seu anacronismo não ser meramente
didático, mas uma coleção de canções
de amor, desiludidas ou não, repletas de ornamentação
especial para o último ano do século XX: um jardim incomum,
repleto de jacintos e cardos. |