MATÉRIAS ANTOLÓGICAS

Malvada como eu
de Courtney Love

Courtney Love diz quem são as "Bad Girls" e por que elas não toleram as boazinhas 
 

Eu nasci malvada. Meu pai biológico é um homem mau, por isso que a mamãe logo pensou "ó, ela tem aquela gota de sangue ruim nela". Só que no fundo mesmo, e com meu namorado, eu sou toda família e puritana boazinha - mas não conta pra ninguém.

Quando você é uma garota malvada, as pessoas morrem de medo de você. Não te espancam nem te estupram porque você não leva jeito pra vítima (claro que já pode ter acontecido, mas não com tanta frequência). Mas se você é famosa, é ruim, porque todos os caras querem te comer, daí você fica toda sentimental e eles dizem "uuuuuu..." por acharem que o que você ia fazer era dar umas porradas neles. Filhos da mãe.

Quando você é uma garota malvada, todo mundo faz o que você quer. Você tem espaço para crescer. Garotas malvadas são mais legais do que garotas boazinhas, e são mais amigas (...), na maioria das vezes, a não ser que essas outras sejam das que fazem tudo para agradar os caras, até usar as malvadas, esfregando em si mesmas, feito bastante perfume, um pouco do tempero das garotas malvadas. Garotas malvadas são mais espirituais e menos propensas a se viciar em drogas. E, se se viciam, quando largam, largam mesmo.

As garotas malvadas conhecem os gênios antes das tapadas das boazinhas. Elas pegam os caras quentes antes, porque elas não ficam procurando aprovação, aquele big selo de popularidade. Em Amadeus, Salieri diz que Mozart é feio; mas aí a soprano (uma picante garota malvada) responde: "Uma mulher de bom gosto só quer saber do gênio".

Garotas malvadas adoram corpos de caras que tenham QI astronômico. A maioria das garotas malvadas não é tão libidinosa quanto as garotas boazinhas. Sexo é intriga, não aparência. É todo construído e tramado na fantasia. Garotas malvadas amam como leoas e matam quem se meter com sua prole.

Garotas boazinhas roubam os namorados das malvadas. Garotas malvadas trepam, sim, com os namorados de vocês, mas a gente meio que fica se sentindo uma merda depois. O papel de vocês é ficar rondando os namoradinhos de vocês feito cachorro cobiçando um pedaço do churrasco. A gente não, o negócio da gente é voar com os caras de vocês para Nova York ou Los Angeles ou Paris e se trancar num quatro estrelas por três dias enquanto eles fazem com a gente coisas que não ousariam nunca fazer com vocês. (...)

Garotas malvadas são "femenistas". A gente gosta de batom escuro e calcinha sexy, mas nós odiamos machismo, mesmo que a gente coma os maridos/namorados de vocês. Nós compreendemos os homens, nós os amamos, nós hetero/bi garotas malvadas.

Nós não somos psicóticas garotas más; essas são as maléficas, de um tipo só delas. Talvez a Bust possa fazer um número sobre as "garotas maléficas" e aí a gente vai poder tirar todas elas do armário. Elas geralmente são consideradas garotas boas pela comunidade. (...)

Garotas malvadas ficam obcecadas quando recebem um pé na bunda, mas ao invés de apelar para as táticas das maléficas garotas boazinhas, a gente faz coisas do tipo: deixa a banda do cara abrir o show para a nossa; manda toda a correspondência dele para o restaurante Der Wienerschnitzel em Watts (1); compra uma guitarra só por vingança; cria revistas em quadrinhos geniais e vira um gênio como a minha garota malvada favorita de Nova York, Dame Darcy, deusa suprema. (...) Ela é amiga da Lisa Suckdog, que tem aquela ótima zine Rollerderby. Lisa tenta ser uma garota malvada zanzando nua por aí, mas eu acho que ela não nasceu para a coisa. (...)

A Darby da Ben Is Dead é uma garota malvada. Ela tira sarro da minha cara, mas garotas malvadas fazem isso umas com as outras, infelizmente. (...) A Cristina Martinez da Boss Hog é uma garota malvada quentíssima - qualquer dia desses ela vai perder aquele cara, o Spencer, e descobrir o quanto ela é fabulosa. (...) Tá vendo? As garotas malvadas se fodem (...). Nós simplesmente não conseguimos atravessar a linha que separa as garotas malvadas das garotas maléficas, isso é coisa para a... tudo bem, sem essa de citar nomes.

Alanis Morrisette ganhou uma porção de Grammys e foi à entrega do Grammy. Garota malvada nenhuma iria à entrega do Grammy.

Nunca dê um pé na bunda de uma garota malvada porque um dia você vai ter que voltar e rastejar por alguma coisa; cuidado, cara _nem a fúria dos infernos é pior do que a de uma garota malvada que levou um pé na bunda. Garotas malvadas conseguem lidar com alguma infidelidade. Garotas boazinhas te largarão "por princípio".

Garotas malvadas podem ser tão classudas quanto Jackie O., que era, sim, uma garota malvada, mas que só achava que não era da nossa conta saber disso.

Minha mana Barrymore (2) é uma puta duma garota malvada. A gente vai usar jeans bem lavado na entrega do Oscar. Claro que garotas malvadas vão às festas de entrega do Oscar - só se você for indicada é que você vai dizer que está ocupada e não poderá ir.

Garotas boazinhas vivem de mau humor ou então felizes com a desgraça alheia, porque elas vivem cheirando a bunda dos outros ou sendo bajuladas. (...)

Nós conseguimos ser ao mesmo tempo totalmente prostitutas da mídia e completamente misteriosas. Todas as garotas malvadas nas redondezas de Nova York e Los Angeles já transaram com outras garotas simplesmente porque sim. (...)

Garotas malvadas engolem - porque é uma puuuuuuta grosseria cuspir... -, mas não na primeira vez. (...) Se você é uma garota solteira no pedaço, eu sugiro poder. Você tem que trabalhar duro para conseguir, e ninguém vai te ajudar. Você vai ganhar muitas inimigas entre as mulheres. Isso porque você eventualmente vai aparecer por aí dando uma de mulher de um puta editor - que está vivo e simplesmente gosta de você - em algum filmaço e todos os inúteis que trabalham nas revistas dele você poderia comer se quisesse, mas não vai fazer isso porque garotas malvadas nunca abusam do poder, uma vez que o tenham adquirido, a não ser para fins sexuais apenas.

Garotas malvadas não fingem orgasmos, só se for para enganar elas mesmas.

Garotas malvadas até que têm namorados malvados, mas na maioria das vezes são namorados bonzinhos, porque o cara-anjo, de rosto doce, é realmente horrendo, e o Mr. Macho é um cagão que não sabe que suéter usar em cena esta noite: arrg! (...) Eu sou uma perdedora no jogo do telefone. Se você quiser ser uma ''femme fatale'', vai em frente e nunca telefone de volta, nem faça contas etc. As boas garotas malvadas nem sequer entram no jogo do telefone. É difícil de acreditar, mas é verdade. Jogo de gato e rato é coisa da era elizabetana e vitoriana.

Garotas malvadas vão sempre te oferecer tudo o que elas tiverem.

Nós, garotas malvadas, somos vulgares, mas temos potencial para sermos totalmente finas.

O resto é só da minha conta, e não da conta do New York Post!

***

Notas
1. Watts é um bairro de Los Angeles (EUA) considerado "barra pesada".

2. Drew Barrymore, atriz de ET - O Extraterrestre (1982), Bad Girls (Quatro Mulheres e Um Destino, 1994) e Todos Dizem Eu Te Amo (1996).

Courtney Love é cantora, do grupo de rock Hole, e atriz; participou do filme O Povo Contra Larry Flint (1996), dirigido por Milos Forman. O texto acima foi publicado originalmente na revista Bust. Tradução e notas de Marilene Felinto. Texto republicado no caderno MAIS do jornal Folha de São Paulo em 19 de Outubro de 1997.