He's simple, he's
dumb, he's the pilot
Começa com uma frase de teclado
escudada por sons de aves e pela voz frágil de Jason Lytle, para
desembocar em uma melodia à Beach Boys fase Pet Sounds, fechando
em uma viagem que lembra os bons momentos psicodélicos do Pink Floyd.
Oito minutos e cinqüenta e dois segundos de puro deleite - só
para apresentar a obra.
Hewlett's Daughter
É a que chega mais perto de
algo acessível. Com uma letra bem sacada que parodia a empresa Hewlett
& Packard (fabricante da impressora HP). A melodia alegrinha é
segurada por um baixo de primeira, enquanto o teclado consegue
um efeito retrô com um timbre
inédito. Surpreendente.
Jed the humanoid
Fala sobre um robozinho feito com
utensílios de cozinha que é abandonado por seus criadores,
entra em depressão, enche a cara e pára de funcionar. A melodia
lembra a tristeza de algumas passagens de Up, do R.E.M.
The Crystal Lake
Uma delícia pop de primeira.
Um loop esquisito de um teclado no estilo "meu primeiro Casio" (que remete
a outra canção do grupo, Go Progress Chrome) embala
uma melodia onde guitarra, baixo e bateria soam com um instrumento só,
num crescendo que leva ao refrão etéreo em que a guitarra
fala um pouco mais alto. O refrão morre na frase:
and find my way again/I've lost
my way again.
Chartsengrafs
É aqui em que a guitarra realmente
fala alto para valer, e até o baixo vem com uma certa distorção.
Algo como um hard rock setentão tocado por uma versão lo-fi
do Rush em seus primeiros dias.
Underneath the weeping
pillow
Fala da desolação matinal
do tal nômade, mas vale para todo mundo que se sente triste de manhã.
Um emulado piano esparso conduz a
música, cheia de barulhinhos esquisitos ao fundo.
Broken Household Appliance
National Forest
Um teclado meio new age abre espaço
para um refrão que combina space rock e batidas quebradas, com a
bateria em evidência e a guitarra pesada (que arrisca um solo à
Neil Young). Excelente!
A letra fala de uma floresta onde
corujas e sapos habitam em carcaças de eletrodomésticos.
Jed's other poem
A mesma melodia da 3ª faixa abre
brevemente essa canção,
que logo se revela um space rock
na melhor tradição, com um belo falsete de Lytle.
É a despedida do robozinho
Jed, que acorda de ressaca antes de morrer.
E-Knievel interlude
Breve vinheta (1min 57seg) instrumental,
com um tic-tac repetitivo e um teclado discreto.
Chata. Ainda bem que é a única.
Miner at the Dial-a-view
Outra faixa que beira a perfeição,
bela e evocativa.
A harmonia remete à Beach
Boys (novamente) e, contudo, é uma faixa que define bem o Grandaddy
musicalmente.
Uma guitarra reverberante conduz
os versos até o refrão onde a banda toda mostra o que sabe,
com um riffzinho discreto e viajante de teclado suportando a melhor performance
vocal de Lytle. E uma das pontes da música conta com uma vozinha
daquelas de alto-falante de shopping carregada de uma candura infantil.
A letra, um achado poético, fala sobre o alguém tentando
encontrar seu lugar e seu amor num mundo louco, com esperança no
futuro e fé nos sonhos.
So
you'll aim toward the sky
Ao entrar o vocal, você corre
para conferir se não é um disco do Radiohead que começou
a tocar. O clima de "OK Computer" permeia essa faixa, que dá a dica
de como ouvir esse álbum:
olhando as estrelas para se esquecer
das dores da vida.
Fim.
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