"Riflessioni: Idea D'infinito" - Dalton
por
Wagner Xavier
Wagner2505@yahoo.com.br
10/03/2005
A banda italiana Dalton era formada por Temistocle Reduzzi nos teclados, Aronne Cereda nas guitarras e vocal, Rhino Limonta no baixo e vocal, Tati Locatelli na bateria e vocal e Alex Chiesa na flauta e vocal. Lançado no ano de 1973, Riflessioni: Idea D'infinito, passou quase desapercebido pelo público na época, mas é um maravilhoso álbum de rock hard progressivo.
Para quem não conhece, se comparado com alguma outra banda, o Dalton poderia ser classificado como um Jethro Tull mais radical e mais pesado. Baseado num teclado Hammond fantástico (aquele som realmente é uma delícia) e numa flauta no estilo Ian Anderson, o Dalton esbanja romantismo, com letras em italiano, bom gosto a toda prova, e músicas sensacionais.
O disco, de apenas 27.50 minutos, é daqueles que devem ser ouvidos num só fôlego, sendo composto de apenas seis faixas. A primeira, Idea D'Infinito (4:49"), já denuncia a qualidade da banda, com destaque para a flauta de Alex e também para os teclados, lembrando um pouco a famosa Aqualung.
Stagione Che Muore (4:20"), a próxima, também é uma linda canção, com excelente trabalho instrumental além do lirismo típico das músicas cantadas em italiano. Um show. A terceira é a balada romântica Cara Emily (4:55"), que simplesmente arrepia da cabeça aos pés, com destaque para a linda letra, vocal sensacional e o mágico hammond. Neste momento do disco já dá para pensar que o que vier pela frente é lucro, pois estas três primeiras (lado A) já são demais.
O lado B começa totalmente radical, com Riflessioni (3:50"), ótimo som instrumental. Na seqüência, a calma Un Bambino, Un Uomo, Un Vecchio (3:34") e, fechando o álbum com chave de ouro, Dimensione Lavoro (6:42"), outro sonzão com destaque novamente para os teclados e guitarra no melhor estilo Martin Barre - clássico absoluto.
O disco, curtinho, acaba com a sensação de que poderia ter mais. Apesar do lançamento de um segundo álbum em 1975, chamado Argitari, lamentavelmente o Dalton não conseguiu o sucesso esperado e merecido como outras bandas italianas como o famoso Premiata Forneria Marconi, Banco del Mutuo Socorso, ou Acqua Fragile, mas sua obra (apesar de curtíssima) é de primeira.
O vinil de Riflessioni: Idea D'infinito hoje é uma raridade praticamente impossível de se encontrar. A italiana Vynil Magic lançou uma edição digital no início dos anos 90 e esta é ainda pode de ser encontrada.
Conheça mais discos
da seção ROCK RARO
|