The Clash - Discografia Comentada
por
Marcelo Costa
19/08/2003
Qual o sentido em falar de música
que vale a pena hoje em dia? Em sua coluna semanal no jornal carioca O
Dia, Frei Betto escreveu que vivemos um período em que "não
nos exige dignificar a função que ocupamos; ao contrário,
somos considerados pela grife que portamos. Saem os ideais, entra o mercado".
E a música, cada vez mais, parece tomada por profissionais. O músico,
aquele personagem que vive e respira música, parece fadado à
extinção. Já foi diferente.
Estamos em 1977 e o punk rock planeja,
sem planejamento organizado, devolver o rock ao povo. É tudo instinto.
Na América, a fúria é levada a cabo pelos Ramones.
Mas a cidade que ferve no mundo é Londres com duas bandas na infantaria
punk contra os heróis humanos que posam de deuses do Olimpo pop.
Após Sex Pistols e The Clash nada mais seria a mesma coisa.
Porém, balizado por estas duas
bandas, o punk rock teve, emblematicamente, duas faces. Enquanto o Sex
Pistols representava o lado niilista do movimento, algo datado para acabar
resumido no chegar, colocar fogo e ir embora, o The Clash partiu em frente
seguindo uma linha evolutiva em sua carreira, e que encontra poucos paralelos
na história da música pop.
O The Clash foi a melhor banda de
rock do mundo de 1977 a 1982. E, hoje, freqüenta o seleto grupo de
melhores bandas de todos os tempos. Porque? Abaixo, um resumo.
The Clash – 1977
A banda se formou no dia 01 de abril
de 1976, um dia após assistirem a um show dos Sex Pistols. Os pé-rapados
moradores do subúrbio londrino Mick Jones (guitarra) e Paul Simonon
(baixo) tocavam em uma banda chamada London SS e viram no politizado Joe
Strummer, filho de um diplomata inglês e guitarrista da banda 101ers,
a peça chave para o novo projeto: The Clash. Na bateria, Terry Chimes.
Com esta formação a banda seguiu tocando por todo 1976 e
começo de 1977. Em fevereiro, o grande anúncio: com um adiantamento
de 100 mil libras (quase R$ 500.000), a banda assinava com a major CBS.
O dinheiro foi usado na compra de instrumentos. O primeiro álbum
saiu cerca de um mês e meio depois trazendo uma mudança: Terry
Chimes, que tocou no disco, abandonou a banda sendo substituído
por Topper Headon. Recusando os produtores que a gravadora encaminhava,
a banda optou por elevar ao cargo Micky Foote, mero operador de mesa do
grupo em shows, que nunca tinha produzido nada na vida. O resultado é
um álbum musicalmente deficiente. As guitarras 'vazam' de um canal
para o outro, os vocais surgem embolados e a péssima mixagem torna
o produto ainda mais sofrível. Na capa, apenas o trio Jones, Strummer
e Simonon. Porém, nem mesmo se um produtor quisesse ele conseguiria
estragar um conjunto de canções tão brilhante quanto
à do álbum de estréia do Clash. Tudo soa energeticamente
juvenil, altamente bruto, como nos primórdios do rock. "The Clash"
bateu no Top 20 britânico estourando em vendas. A CBS norte-americana,
por sua vez, se recusou a lançar tamanho bagulho no mercado dos
EUA. O resultado foram 100.000 cópias importadas da Inglaterra rendendo
ao disco o prêmio de álbum não lançado nos EUA
mais vendido em terras norte-americanas em todos os tempos. Dois anos depois,
porém, a CBS norte-americana aceitou lança-lo, mas impôs
condições. Foram retiradas quatro faixas ("Deny," "Protex
Blue," "Cheat," e "48 Hours") da edição inglesa e colocadas
outras cinco melhores produzidas e que haviam saído apenas em single
na Inglaterra no lugar das quatro extraídas ("Complete Control,"
"White Man in Hammersmith Palais," "Clash City Rockers," "I Fought the
Law," e "Jail Guitar Doors"). A edição brasileira é
idêntica à norte-americana. Da abertura, com "Clash City Rockers",
até a última faixa, "Garageland", são 43m e 20s incendiários/revolucionários.
Talvez a faixa 12, "Hate and War", funcione como explicação
para a fúria do álbum, que tem em sua contracapa uma foto
flagra de uma "White Riot" entre a polícia e jovens de um bairro
negro de Londres. A veia politizada de Strummer pode ser avalizada em um
detalhe. Mick Jones escreveu "I’m So Bored With You" e Strummer a transformou
em "I’m So Bored With The USA". Das 15 canções, duas covers:
a empolgante "I Fought The Law", de Sonny Curtis, e o reggae "Police And
Thieves", de Lee Perry, abrindo caminho para as posteriores experiências
que o grupo faria com a música negra, fruto da vivência da
banda nos subúrbios londrinos, cheio de gente sem grana e imigrantes
de ex-colônias britânicas como a Jamaica. Se fosse possível
resumir "The Clash" em apenas uma música seria "London’s Burning".
Sucesso "White Riot" - "Clash City
Rockers" - "London's Burning" - "I Fought the Law"
Melhor Música – "Clash City
Rockers"
Preferida – "I'm So Bored with the
U.S.A."
Nota – 9,5
12ª Posição Na
Inglaterra
Não lançado nos EUA
em 1977 - 126ª em 1979
Give 'em Enough Rope – 1978
Unanimidade na Inglaterra, faltava
agora conquistar os EUA. Para isso, o quarteto cedeu à pressão
da gravadora e aceitou o produtor indicado por ela, não só
pela ânsia da CBS, mas porque eles mesmos queriam saber que diabos
acontecia no mercado norte-americano. Sandy Pearlman, produtor e empresário
do Blue Oyster Cult, assumiu a produção do disco com o dever
de tornar o som da banda mais palatável. Pearlman vinha de três
trabalhos com os proto punks do The Dictators, o que o credenciava como
nome perfeito por conhecer os dois lados da moeda. O resultado foi "Give
'em Enough Rope", um disco pungente, mais cerebral que emocional, mas totalmente
The Clash. Abre com um trio de clássicos punks, "Safe European Home"
– "English Civil War" – "Tommy Gun", mas perde um pouco da força
na segunda metade do álbum, embora "Stay Free" esteja ali para honrar
o segundo lado do vinil. "Give 'em Enough Rope" bateu no segundo posto
na parada britânica, mas nem entrou no TOP 100 norte-americano. Se
não serviu para colocar o The Clash nas rádios, abriu caminho
para uma tour pelos States carinhosamente chamada Pearl Harbour Clash 79.
Se fosse possível resumir "Give 'em Enough Rope" em uma imagem,
ela seria o rosto de Joe Strummer encarando a câmera no clip antológico
de "Tommy Gun".
Sucesso - "Safe European Home" - "English
Civil War" - "Tommy Gun" - "Stay Free"
Melhor Música - "Safe European
Home"
Preferida - "Safe European Home"
- "Tommy Gun"
Nota – 8
2ª Posição Na
Inglaterra
128ª nos EUA
London Calling – 1979
Qualquer coisa que seja dita sobre
este disco é, acredite, pouco. Nenhum adjetivo, por mais elogioso
que seja, consegue captar a aura de genialidade que paira sobre esta obra.
Comecemos pela capa, cuja foto serve para validar aquela velha frase que
diz que uma imagem vale mais do que mil palavras: quer saber o que é
rock? Está imagem explica melhor que qualquer teorização.
Nela, Paul Simonon destrói seu instrumento num show, em uma imagem
flagrada pela fotógrafa Pennie Smith. A foto foi eleita pelos críticos
da excelente revista inglesa Q como a melhor foto da história do
rock. Na capa, a foto está ilustrada com o nome do disco na mesma
tipografia e cor do primeiro álbum (1956) do rei Elvis Presley.
O encarte traz todas as letras (com exceção de "Train in
Vain"). Escritas a mão em fundo xerox, a arte sugere um fanzine.
E este invólucro serviu para abrigar um disco duplo, o primeiro
disco duplo da história do punk. Mas a banda, sabendo que boa parte
de seu público era composta de moleques de bairros menos abastados,
periferias, sem um puto de grana nos bolsos, conseguiu o impossível:
que a gravadora vendesse o disco duplo como simples. Dessa forma, "London
Calling" disparou na parada norte-americana chegando até a 27ª
posição (na Inglaterra, "London Calling" chegou ao nono lugar).
A variedade de estilos é o que mais chama a atenção
no álbum. Punk, reggae, rockabilly, bebop, ska, R&B, pop, lounge
jazz, hard rock e baladas: isso tudo em 19 faixas emocionantes. Começa
com a apocalíptica e hipnótica faixa título, que abre
mão do usual verso/refrão/verso ao optar por uma melodia
circular forte e impactante. Na seqüência, o rockabilly "Brand
New Cadillac", versão para uma canção dos anos 60,
de Vincy Taylor. A próxima, "Jimmy Jazz", é um bebop enquanto
o reggae "Rudie Can’t Fail" elogia os jovens que batalharam por seus sonhos
nos 60 lutando contra os velhos que os oprimiam. A empolgante "Spanish
Bombs" fala sobre a guerra civil espanhola enquanto "The Right Profile"
conta o desespero de ser gay na Hollywood dos anos 50 em clima jazz cabaré.
A deliciosamente ácida "Lost in The Supermarket" tem uma bateria
marcada à la house music (que nem existia em 1979) para falar, com
fina ironia, sobre a alienação e solidão das grandes
cidades. "Clampdown" é rock de arena, tanto na melodia quanto na
letra. A letra pede para que os jovens não vendam seus sonhos para
o mundo frio do capitalismo, enquanto a música é cantada
em forma de corrida militar em que os soldados (trabalhadores) se alternam
em frases-respostas para o sargento (vocalista). "The Guns of Brixton",
única música de Paul Simonon no disco, é reggae pesado
e denso. A roqueira "Death or Glory" é o tipo de música em
que o título fala por si só, fazendo alusão aos músicos
que diziam que iriam morrer antes de ficarem velhos. A sessentista "The
Card Cheat" é Phil Spector entupido de dramaticidade, enquanto "Lover’s
Rock" é doce e pop. Para o final, o single não transcrito
nem na capa nem no encarte que não iria entrar no disco porque soava
tão pop que poderia assustar os punks. Acabou entrando no álbum
de última hora, quando a arte do disco já estava toda pronta:
"Train in Vain", uma deliciosa balada bluezy que bateu o numero 23 da parada
de singles norte-americana, feito surpreendente para uma canção
de origem punk em 1979. Se fosse preciso escolher um só disco como
a obra prima pop de todos os tempos, este seria o eleito.
Sucesso - "London Calling" - "Spanish
Bombs" - "Clampdown" - "Train in Vain (Stand by Me)"
Melhor Música - "London Calling"
Preferida - "Lost in the Supermarket"
- "Wrong 'Em Boyo"
Nota – 10
9ª Posição Na
Inglaterra
27ª nos EUA
Sandinista! 1980
Exatamente um ano após ter
parido um álbum duplo, o The Clash colocou nas lojas o triplo "Sandinista!".
A
briga para o disco triplo chegar ao comprador com preço de simples
foi dura, mas o Clash venceu a queda de braço contra a gravadora.
O resultado, porém, foi insatisfatório. Gravado na Jamaica,
"Sandinista!" radicaliza não só no número de canções
(36), mas também na variação de estilos, por si só
já bastante radical em "London Calling". O dub, o reggae e o rap
dominam o som do quarteto, que brilha em canções como "The
Magnificent Seven", "One More Time", "The Call Up" e "Charlie Don’t Surf".
O punk rock ficou de lado, representado pela talvez melhor música
do álbum, "Police On My Back" (cover de Eddie Grant) e pela rocker
"Up in Heaven". A banda também visita os anos 50 em "The Sound of
Sinners" e flerta com o jazz em "If Music Could Talk". "Sandinista!" ainda
tem a ótima "Somebody Got Murdered" e uma versão para "Career
Opportunities", do disco de estréia, cantada por um... coro de crianças.
Joe Strummer afirmou desde sempre que não mudaria nada em "Sandinista!",
mas é impossível não enxergar o disco como longo,
desfocado e exagerado demais. Um dos motivos aparentes para a desigualdade
do material talvez resulte do fato de Strummer e Jones não estarem
se entendendo mais dentro da banda. Mesmo assim, talvez pelo fato de serem
três discos pelo preço de um, "Sandinista!" chegou a 24ª
posição nos Estados Unidos e se tornou o primeiro disco do
Clash a vender mais na terra do Tio Sam do que na terra da Rainha.
Sucesso - "The Magnificent Seven"
- "Hitsville U.K."
Melhor Música - "The Magnificent
Seven "
Preferida - "Police on My Back"
Nota – 8
19ª Posição Na
Inglaterra
24ª nos EUA
Combat Rock – 1982
Sai o punk, entra o funk. É
mais que a simples mudança de uma letra. Em "Combat Rock", o som
da banda está mais centrado, mas o repertório finca base
no funk, reggae e dub, mais do que em qualquer outro disco do The Clash,
o que não desagradaria se o resultado fosse uniforme. "Combat Rock"
acerta na levada rock à la Stones de "Should I Stay Or Should I
Go?", na excelente disco "Rock The Casbah" e na jamaicana "Strainght To
Hell". Mas o resultado como um todo é inconsistente, destacando
cada vez mais o desentendimento de Strummer e Jones. Enquanto o primeiro
queria levar a banda para o lado negro da música, o segundo queria
ser um guitar hero. O choque das duas personalidades acabou, por fim, matando
o The Clash. Primeiro com a demissão do batera Topper Headon por
(ab)uso de heroína. Depois foi a vez de Mick Jones ser jogado do
barco por Strummer e Simonon. Nada estranho que a banda tenha começado
a se desentender no momento em que alcançava o olimpo pop que o
punk tanto rechaçou. Nada mais irônico que, ao ser demitido,
Headon tenha deixado o single mais vendido do Clash na história
da banda ("Rock The Casbah", escrita por Headon, chegou ao oitavo lugar
da parada norte-americana). Nada estranho que a banda tenha excursionado
em 1981 com o The Who, banda cuja letra de "My Generation" Strummer ironizara
em "Death or Glory", dois anos antes. Se me fosse concedido o momento para
acabar com o The Clash, seria este aqui.
Sucesso - "Should I Stay Or
Should I Go?" - "Rock The Casbah" - "Strainght To Hell"
Melhor Música - "Strainght
To Hell"
Preferida - "Rock The Casbah"
Nota – 7
2ª Posição Na
Inglaterra
7ª nos EUA
Cut The Crap – 1985
Três anos após "Combat
Rock", Strummer e Simonon recrutaram Nick Sheppard e Vince White para o
novo Clash e lançaram este álbum, que é considerado
o pior disco do grupo, não só pela ausência de Topper
Headon e Mick Jones, mas pela estilização das músicas.
Querendo fazer do álbum uma volta ao punk rock três acordes,
Strummer não consegue fugir da autocópia. O resultado é
constrangedor. Crítica e público odiaram o disco. O próprio
Strummer diz que só foi ouvir a mixagem final com o álbum
já nas lojas. Fim do Clash. Com o fim da banda, Joe Strummer se
aventurou por trilhas sonoras ("Walker" 1987 e "Earthquake Weather" 1989)
e só voltou a retomar uma nova banda no final dos 90, os Mescaleros,
que ele havia formado para gravar a trilha de "Straight to Hell" em 1987
e aposentado em seguida. Mick Jones montou o Big Audio Dynamite (B.A.D.)
e lançou quatro discos, chegando a tocar no Brasil nos anos 80.
A banda acabou em 1989 e Jones a reativou como Big Audio Dynamite 2 em
1991, para lançar mais dois álbuns e só.
Sucesso - "This is England"
Melhor Música - "This is England"
Preferida - "This is England"
Nota - 3
16 ª Posição Na
Inglaterra
88ª nos EUA
Super Black Market Clash – 1994
Em 1980 a banda havia lançado
o EP "Black Market Clash", com nove faixas. Aproveitando o espaço
a mais que os CDs trouxeram, em 1994 o álbum foi relançado
como "Super Black Market Clash" contendo mais 12 faixas e algumas diferenças
no tracking list original do EP. Remixes, b-sides, versões alternativas
e raridades fazem a festa nesta pequena preciosidade. Tudo que fez o The
Clash ser o que é está aqui. Das faixas mais antigas e punks
como "1977", "City of Dead" e "Jail Guitar Doors" até versões
remixes como "Robber Dub" ("Bank Robber"), "The Magnificent Dance" ("The
Magnificent Seven") e "Mustapha Dance" ("Rock The Casbah"). Se uma canção
só vale um álbum, esta é "This is Radio Clash".
Sucesso - "This is Radio Clash"
Melhor Música - "1977" - "This
is Radio Clash"
Preferida - "1977" - "This is Radio
Clash"
Nota - 9,5
From Here To Eternity – Live 1999
Histórico registro ao vivo
da banda. Enquanto Joe Strummer arrumava as coisas em casa, topou com várias
fitas velhas jogadas em caixas e fez uma seleção no material
de melhor qualidade. Dessa forma, cobrindo um período de shows de
1978 a 1982, "From Here to Eternity" é uma aula de rock and roll.
A qualidade é excelente. Guitarras se cruzam, assim como vocais
e backing vocals, e tudo na maior zoeira, seguindo a cartilha do que melhor
o rock produziu até hoje. O repertório é clássico.
"Complete Control", com variações no andamento, "London’s
Burning", zoeira total, "Clash City Rockers", minha preferida, e "Carrer
Opportunities", "Capitol Radio", "I Fought The Law", a apocalíptica
"London Calling" e versões apaixonadas para "Train in Vain", "(White
Man) In Hammersmith Palais" e, claro, "Should I Stay or Should I Go". Tem
mais: aquela raiz jamaicana que se agarra no ritmo de "Guns of Brixton",
"Armagideon Time" e na chapante "The Magnificent Seven". No final, "Strainght
to Hell", hipnotizante. Excelente maneira de conferir a força da
banda no palco.
Sucesso - Quase todas as músicas
Melhor Música - Quase todas
as músicas
Preferida - "Clash City Rockers"
Nota - 10
Coletâneas
Três coletâneas oficiais
reúnem material importante do The Clash. Lançada em 1988,
"The Story of The Clash Vol 1" compila 28 músicas em dois álbuns,
centrando foco nos singles e no filé dos discos, reunindo o material
clássico do quarteto. Canções como "Bank Robber",
"This is Radio Clash", "Armagideon Time" e "Capitol Radio" são inéditas
na discografia oficial da banda. Em 1991 saiu "The Singles", coletânea
simples com 18 músicas que servem como bom resumo da carreira do
grupo para um neófito, mas não traz nenhuma curiosidade para
o fã completista. Como homenagem ao mito Joe Strummer, morto em
dezembro de 2002, foi lançada em 2003 a excelente "The Essential",
a mais completa coletânea da banda. São 40 músicas
em dois CDs, em uma seleção bem cuidada e nada óbvia.
Aliada aos maiores sucessos do grupo, a seleção resgata também
canções do álbum "Super Black Market Clash", raridades
como "Cheat" - que saiu apenas na versão inglesa do primeiro álbum
- e até "This is England" do "Cut The Crap". O item coletâneas
ainda engloba "Clash on Broadway", box especial com três CDs e 63
músicas, que parece ter sido feito na correria. Primeiro sintoma:
o livreto que acompanha a caixa é ridículo, com poucas informações
de relevância. Segundo: a seleção deixou de fora muito
do material clássico composto pela banda. Mesmo assim, "Clash on
Broadway" tem seu atrativo no material raro: versões demo de "Janie
Jones" e "Career Opportunities", ao vivo de "English Civil War",
"I Fought The Law" e "Lightning Strikes (Not Once, But Twice)' e inéditas
como "Every Little Bit Hurts", "Midnight To Stevens" e "One Emotion". Mesmo
assim, muito pouco para o investimento (e para o The Clash).
Nas lojas
Todos os CDs da discografia oficial
da banda foram remasterizados e lançados com encartes especiais,
claro, fora do Brasil. Aqui, "The Clash", "London Calling" e "Combat
Rock" podem ser encontrados com facilidade por preços abaixo de
R$ 20,00 em lojas honestas, mas na edição pobre sem encarte
caprichado. "From Here To Eternity" também ganhou edição
nacional, mas semelhante a gringa, e pode ser encontrado por menos de R$
20,00 também. Já as coletâneas são um problema.
"Story of the Clash Vol 1" saiu em CD no Brasil em edição
simples, contendo só o primeiro CD, em 1993. No ano passado foi
reeditada na versão dupla, mas encontra-se fora de catálogo.
"The Singles" também saiu no Brasil e está fora de catálogo,
restando apenas a dupla "The Essential", recém-lançada no
país e com preço variando entre R$ 35,00 e R$ 40,00. "Give
'em Enough Rope" e "Super Black Market Clash" também foram lançadas
no país, estando atualmente fora de catálogo, mas sendo facilmente
encontradas em bons sebos. A versão nacional em CD de "Sandinista!"
é uma raridade, estando também fora de catálogo. "Cut
The Crap" nunca foi lançado em CD no Brasil, assim como o box "Clash
on Broadway", que chegou aqui via importação. Os dois bons
discos de Joe Strummer and the Mescaleros, "Rock Art and the X-Ray Style"
de 1999 e "Global a Go-Go" de 2001) sairam no Brasil pela Sum e continuam
em catálogo custando, em média, R$ 23,00 cada.
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