O Retorno
por
Fábio Bianchini
Capítulo 1
No primeiro dia do segundo mês
do último ano do milênio, Richey acordou cedo. Não
sabia bem por quê. Fazia tempo que não tinha pressões,
compromissos ou horários. Naquela manhã ensolarada de Goa,
ele mais uma vez não tinha absolutamente nada pra fazer. Pegou seu
caderno de anotações e seu violão. Primeiro de fevereiro
de 2000. Fazia cinco anos que Richey tinha deixado tudo para trás.
A família, as fofocas e briguinhas da cena musical britânica,
o posto de guitarrista dos Manic Street Preachers, tudo. Principalmente
a velha angústia, que sempre o acompanhara.
Agora ela parecia distante. Como o
garoto mais velho e forte do colégio, que aterroriza qualquer infância,
mas depois, com a complacência do tempo, torna-se uma lembrança
quase simpática. Nesses cinco anos, ele relaxara, sossegara a mente.
E ainda aproveitou para aprender a tocar guitarra. Olhou para os braços.
A tatuagem “Useless Generation” ainda estava lá, assim como as marcas
do “4 Real” feito com uma lâmina, tantos anos antes. Richey sentiu-se
como se estivesse olhando cartões postais de outro mundo, bem mais
triste. Em comparação, pensou, o mundo que tinha agora era
um mundo bom. Um mundo com o qual ele podia conviver. Voltar a relacionar-se
com as pessoas, com os negócios, com a própria psique. Cinco
anos. Decidiu que era hora de voltar. Empacotou seus pertences, foi pro
aeroporto e pegou o primeiro vôo pra Cardiff.
Capítulo 2
Antes desse capítulo, uma explicação
é importante: TODOS os popstars, desaparecidos ou não, têm
os telefones de TODOS os outros popstars de mesma popularidade. Todos.
Esses números estão num catálogo a que só popstars
têm acesso. São como telefones vermelhos, de que nenhum jornalista
jamais ficou sabendo.
Quando chegou a Gales, Richey ficou
em dúvida se devia ou não ligar pra sua banda. Afinal, depois
do sumiço inesperado, tanto tempo sem explicações
ou sinal de vida, eles poderiam ter ficado magoados. Pensou um pouco
e decidiu telefonar pro baixista Nicky Wire, que sempre foi seu melhor
amigo entre os Manics.
- “Alô”
- “Quem está falando?”
- “Como, quem está falando?
Sou eu, Richey”
- “Richey? Que Richey?”
- “Como, que Richey? Não lembra
mais de mim? Richey. Eu tocava com você.”
- “Richey? Escuta aqui, rapazinho.
Essa piada não tem graça. Richey está desaparecido
e não tem graça nenhuma ficar me passando trote.”
- “Porra, não está
reconhecendo a minha voz?”
- Tá pensando o que? Que nunca
nenhum engraçadinho me telefonou se fazendo passar por Richey e
imitando a voz dele? Por acaso você tem como provar que é
o Richey de verdade?”
- “Claro que eu posso. Lembra aquelas
entrevistas, quando a gente falou que nossa grande motivação
era os dez anos do punk, que a gente curte Public Enemy e Guns’n’Roses?
Tudo cascata. O que a gente gosta mesmo sempre foi Echo and the Bunnymen,
Primal Scream das antigas, Shop Assistants, Smiths e tudo o que a Creation
lançava nos anos 80. E tem mais: a gente falava que Slowdive era
pior que Hitler, mas tínhamos todos os discos”.
Nicky ficou assombrado por alguns
segundos, que pareciam eternos. Até que...
- “Richey. Você está
onde?”
- “Tô aqui no aeroporto. Cansei
de viver escondido. Resolvi voltar. Voltar pra banda. Aprendi a tocar guitarra
e tudo.”
- “Voltar pra banda?”
- “Claro.”
- “Errr... é, legal. Bom...
espera um pouco, eu vou ligar pro Sean e pro James e já te ligo
de volta”.
- “Não, peraí, a gente
tem que...”
(clic)
Richey ficou mudo, olhando para o
fone sem saber o que pensar.
Capítulo 3
Quinze minutos depois, Nicky telefonou
pra Richey.
- “Oi, Richey. Aqui é o Nicky”
- “Oi. E aí, quando é
o próximo ensaio?”
- “Pois é. Tem uma coisa meio
chata que eu preciso te falar. Sabe como é essa coisa de showbusiness.
A gente tava conversando e... cara, não vai dar pra você voltar
pra banda. Ia ficar muito ridículo. Os Manic Street Preachers estão
numa nova fase, agora a gente tá mais maduro, mais crescido, falando
de coisas importantes. Finalmente nossa obra está sendo levada a
sério. Aquelas atitudes provocativas, aquela depressão toda,
não cabem na nossa nova proposta”
- “Nova proposta? Que nova proposta?
Que história é essa?”
- “Além do mais, Sean e James
acham que você só voltou por causa dos elogios que a gente
recebeu pelo último disco.”
- “Último disco? Vocês
lançaram alguma coisa depois do Holy Bible? Lançaram alguma
coisa sem mim? E as letras?”
- “Ah, Richey. Não se faz
de desentendido. Outra hora a gente se fala. Até mais”.
(clic)
Richey, obviamente, não estava
se fazendo de desentendido. Não sabia mesmo o que estava acontecendo.
Levados a sério? Como assim? Na dúvida, comprou os tablóides
e conferiu: I Love Hoovering, o último disco, estava sendo elogiadíssimo.
Toda a imprensa musical curvara-se aos Manic Street Preachers, destacando
a serenidade e a tranqüilidade da banda. Gastava-se páginas
e mais páginas falando dos arranjos orquestrais e participação
de Billy Bragg no single “Golfing is fine”, das obras sociais em que a
banda envolvia-se e do show de lançamento, com abertura da Beta
Band.
Só um assunto competia com
os Manics: Oasis. Os rumores eram de que o disco estava pra ser lançado,
uma semana depois de sair o novo My Bloody Valentine. Mas a banda e a gravadora
despistavam, não confirmando nem negando nada. Pior: o Oasis ainda
não tinha anunciado o substituto do guitarrista Bonehead. Aparentemente,
a vaga ainda estava disponível.
- “O
Oasis está precisando de guitarrista?”, sorriu Richey. “Então
é isso. Nicky e James vão ver só uma coisa”.
Capítulo 4
- “Alô? Noel?”
- “Sim. Quem está falando?”
- “Aqui é o Richey, dos Manic
Street Preachers. Quer dizer, ex-Manic Street Preachers”
- “Voltou? Onde é que você
andava, rapaz?” (nota do autor: não cabe aqui a pergunta “se Nicky,
que era amigão de Richey, não reconheceu-o e custou a acreditar
nele, como é que Noel logo o fez?” Que tipo de pergunta é
essa? A resposta é óbvia e se alguém perguntar isso,
significa que é tão paspalho que merece ficar sem saber).
- “Ah... andava por aí. Mas
isso não vem ao caso. O que interessa é o seguinte: tô
sabendo que o Oasis é uma banda que tá precisando de guitarrista.
Bem, eu sou um guitarrista precisando duma banda. O que me diz?”
Noel não disse nada. Avaliou
prós e contras. Um ex-guitarrista dos Manic Street Preachers? Como
se Liam já não fosse confusão suficiente. Por outro
lado, o convite feito a Johnny Marr tinha sido um fracasso completo. E
na verdade, não faria grande diferença. Enquanto o Oasis
tivesse ele compondo e Liam cantando e babando, pensou, tanto fazia quem
tocasse junto. Além disso, as vendas dos últimos discos tinham
sido fraquinhas; um bom golpe publicitário não poderia fazer
mal a ninguém. O Oasis sempre gostou de atitudes provocativas que
atraíam a mídia. Não havia dúvida de que Richey
era bom pelo menos nisso.
- “Considere-se dentro. O trabalho
começa semana que vem.”
- “Ensaio ou gravação?”
- “Não, a parte que interessa”
- “Show? Já?”, excitou-se
Richey.
- “Nah. Entrevista coletiva”.
Capítulo 5
A coletiva foi um sucesso. Richey
brigou com Liam em público, fez mistério sobre sua ausência
prolongada, falou mal dos Manic Street Preachers e do REM. Mas o ponto
alto foi no final: por mais que todos afirmassem que Richey tinha o espírito
do Oasis e se encaixava na banda, o repórter Steve Lamacq insistia
em não acreditar. Pior, dizia que era tudo uma farsa e as pessoas
não acreditariam que aquilo era pra valer. Richey não teve
dúvida: sacou um estilete e escreveu no braço “Blur é
uma merda e o corno do Damon levou um pé na bunda da namorada por
causa do Brett Anderson”. Teve que ser em letras pequenas para caber tudo
e ficou difícil de ler, mas a imprensa adorou.
Só que as coisas não
deram certo por muito tempo. As baixas vendas do novo álbum, intitulado
apenas Oasis, colocaram muita pressão sobre a banda, principalmente
Noel, acusado de ser o responsável pelo fracasso ao insistir em
fazer um disco inteiro de trip hop. Mas também sobrou para as letras
de Richey: os antigos fãs diziam que o Oasis tinha perdido a qualidade
poético-literária do texto de Gallagher. A turnê americana
que se seguiu foi um desastre ainda maior: além de reclamar muito
de tocar maquiado e vestido com calças colantes de oncinha, Liam
derramou cerveja nos livros de filosofia de Richey enquanto assistia um
jogo de futebol na TV.
Foi o fim da picada. Numa troca de
avião em Houston, Texas, Richey simplesmente não apareceu.
Foram procurá-lo no hotel, mas ele não estava lá.
Tudo o que acharam foi um jogo de bandejas e baixelas de prata, presente
de uma fã. Telefonaram para a família, mas esses, mesmo...
não sabiam nem que ele tinha voltado. Logo concluíram que
as buscas eram inúteis. Um cobrador de ônibus afirmou tê-lo
visto correndo descalço e tocando violão no Mississipi, mas
ninguém acreditou. Só restou ao Oasis seguir sem Richey.
Com Slash na guitarra, entrarariam em uma fase mais madura e reflexiva,
que ainda renderia muitos elogios da crítica e boas colocações
nas paradas.
FIM
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