REPLICA
Romário fora da Copa? Tô dentro
por Martin Fernandez

Há cerca de 15 anos acompanho futebol com intensidade. Desde então, tenho duas grandes pedras na chuteira, dois pesadelos futebolísticos, aqueles que nem terapia ou reza-braba conseguem dar jeito.
 
Uma dessas pedras surgiu em 1986. Meu Uruguai vinha de uma boa estréia na Copa do Mundo - empatara com a poderosa Alemanha Ocidental - mas levou seis da Dinamarca. A Dinamáquina nos destruiu. Até hoje, quando jogo futebol no video-game, escolho Uruguai pra mim e Dinamarca pro computador, só pra meter 30, 40 gols nos malditos vikings e poder dormir tranqüilo.
 
O outro pesadelo data de 1993. Estávamos à beira de ir pra Copa dos Estados Unidos. Última rodada das eliminatórios sul-americanas. O Brasil de Parreira e Zagallo penava - e chegou à última rodada ainda não garantido. O jogo decisivo seria contra o Uruguai, no Maracanã. Diante da eminência do fracasso, chamaram o salvador. Ele, que não jogara um minuto sequer nas eliminatórias, veio de boa vontade e prometeu botar o Brasil na Copa. 
 
Maldito. Um empatezinho e nos classificávamos todos, abraçados. Mas com Romário era impossível. Com Romário não tem empate, não tem dia de chuva. Quem me dera ter um Romário pra jogar com a onze celeste... O pior é que, se você for ver a quilometragem do homem depois de jogo, não dá nada. Aquele último dígito nunca dá uma volta completa. Menos é mais. Romário é a síntese perfeita da frase. 
 
Romário vai ficar fora da Copa porque é o cara que jamais vai correr pra abraçar o técnico depois de fazer um gol. Como bem definiu Joaquim Fiúza no finado no. (www.no.com.br): "Para ganhar uma Copa é preciso vocação para a vitória e um certo sentimento nacional nas vísceras, algo próprio dos heróis. Neste aspecto, o Brasil não poderia desperdiçar essa instituição chamada Romário".
 
É por isso que, como uruguaio, quero mais é que Romário fique fora da Copa. Quero é Elber, Luizão e esses felipismos todos. Até porque podemos nos enfrentar nas semifinais, e eu não gostaria de ter aquele baixinho maldito na minha grande área. Romário fora da Copa? Tô dentro. Melhor pra nós, os gringos.
 
Martín Fernandez é uruguaio, e dava qualquer coisa pra naturalizar o Romário e vários outros que o Felipão não convoca