EDITORIAL
JUNHO/JULHO 2002
Esse é um editorial especial...

Depois de 19 meses trabalhando com os serviços gratuitos do provedor HPG, o Scream & Yell encara o desafio de ter seu próprio canto. Desde o começo do mês de junho que o site pode ser acessado em seu endereço direto:

http://www.screamyell.com.br

A parceria com o HPG se mostrou bastante frutífera. Logo no quarto mês de hospedagem, em fevereiro de 2001, o site ganhou o prêmio de "Destaque HPG", o primeiro reconhecimento de um trabalho honesto e feito com paixão. Pelos 15 meses seguintes carregamos nas duas capas do site esse selo abaixo que, a partir deste momento, deixa aquele lugar para ficar guardado neste editorial. 

Mas o que muda, pergunta o leitor? 

Muitas coisas. Primeiro que, apesar de todo trabalho que o HPG proporcionou, tendo um endereço próprio, o S&Y fica livre dos banners publicitários que tanto incomodavam toda vez que se ia de uma página para outra do site. Segundo que, de uma forma contida, poderemos fazer parcerias com outros sites, inserindo banners ao nosso modo, de uma maneira que não atrapalhe a navegação e seja de utilidade para o internauta. 

Como exemplo, no fim de cada uma das capas já temos o banner "Não Clicarei" que leva ao site do amigo Eduardo Fernandes. Inserir esse banner foi uma maneira carinhosa que este editor encontrou para agradecer ao Eduf por todos os conselhos, ensinamentos e dicas sobre web/html/diagramação que tornaram possível a atualização do site por um cara (sim, eu) que não entendia nada de web e hoje até que resolve uns probleminhas aqui e acolá, mas sempre sabendo que, qualquer dúvida, Eduf ajuda. Sem contar que o site do cara é sensacional. Vale quebrar a regra e clicar no "não clicarei". 

Outra vantagem é que para armazenar todos os arquivos do S&Y em um provedor pago, fez com que eu me atentasse para um cuidado maior com tamanho de fotos e htmls. Ou seja, a página do S&Y neste momento está mais leve. Claro, ainda não é o ideal, pela concepção que ela foi criada a pedido deste editor, mas já carrega com mais rapidez do que há um mês atrás. Pode testar. 

Decide migrar o site de um provedor gratuito para um provedor pago por outros motivos também. Um deles é que, com a assessoria de um provedor pago, poderei acompanhar a movimentação de page views (páginas lidas), a freqüência de visitas e conhecer melhor o perfil do público que lê o Scream & Yell. 

No mais, a idéia é fazer do S&Y um portal. A divisão de capas e menu acabou (não intencionalmente) levando a isso. Para entender é simples. Duas capas alternam-se na home principal (http://www.screamyell.com.br). A capa nº 1 aparece em todo minuto par enquanto a capa nº 2 surge em todo minuto impar. Para mudar de página sem depender dos ponteiros do relógio basta clicar no ícone no fim de cada capa. Ambas são totalmente independentes do menu superior. Este menu leva o internauta a uma seção especifica, como um portal mesmo. Assim, temos 12 sub-portais:

INÍCIO - Clicando aqui você sempre voltará a capa principal

EDITORIAL - você está nele, é o cantinho onde conto algumas novidades sobre o site. 

EXPEDIENTE - quem ajuda a manter o S&Y atualizado todos os dias, com emails de contato. 

SEÇÕES - Um dos sub-portais preferidos deste editor. Aqui você encontrará links que levaram a uma seção de obrigatórios (esse você precisa ver, esse você precisa ouvir, esse você precisa ler). Logo abaixo temos a seção "matérias antológicas"  que consiste em textos que merecem ser lidos mais de uma vez e que influenciaram e muito os resenhistas deste site, além de um seção dedicada a dissecar discos "faixa a faixa" e uma seção de "cartas". 

COLUNISTAS - Aqui estão reunidos algumas pessoas de idéias muito interessantes. Bruno Medina, tecladista da banda Los Hermanos assina a "INSTANTE ANTERIOR"; a brasileira que mora em Paris, Flávia Ballvé-B. assina "A MADAME AQUI"; Carlos Eduardo Lima, sub-editor da revista Rock Press assina a "O CEL É O LIMITE"; Juliano Costa, do jornal de esportes Lance, assina a "DE BICO, ZAGUEIRÃO" enquanto Mario Bross da banda Wry conta as aventuras da banda em "LONDON" e Marcelo Träsel (que não aparece há tempos, alias) do finado COL escreve "CAFÉ E CIGARROS". 

POEMAS E CONTOS - espaço introspectivo do site. Quando você estiver de saco cheio de bandas, filmes e livros, venha aqui e se divirta com contos pop passionais. 

LITERATURA - alguns lançamentos, algumas entrevistas, várias matérias especiais

CINEMA - Filmes, filmes, filmes e filmes. 

MÚSICA - Lançamentos, shows, matérias especiais, entrevistas

MAIS - textos que não se encaixam nas outras categorias. Tem desde entrevista com atores de teatro, teorias cool, reclamações com o governo, quadrinhos...

LINK - Alguns dos sites que compartilham paixão pop como nós. A idéia de transformar o S&Y em um portal está bem clara aqui. Se você clicar em algum dos links terá a página aberta dentro do menu S&Y. Ou seja, você pode navegar nesses sites bacanas e voltar ao S&Y pelo link, em sua seção favorita. 

EMAIL - o contato com este editor, mas tá aqui, é só escrever para maccosta@hotmail.com

Já fazia tempo que eu queria comentar tudo isso, meio que explicar o funcionamento da coisa, sempre ajuda. E queria aproveitar e agradecer os emails bacanas que sempre recebo, reconhecendo o trabalho. Além, queria dividir essa alegria de ter um endereço próprio e o sucesso (sim, sucesso) de mais de 600 mil page views deixados no HPG com todos os colaboradores, leitores e amigos que linkam o S&Y de blogs, e-zines e emails. É uma conquista que sempre vou dividir com todos. 

A idéia é, sempre, crescer e proporcionar leitura pop das melhores. Enquanto eu conseguir manter esse sonho realizável, nos encontramos aqui. Seja bem-vindo: mi casa, su casa. 

Marcelo Costa
Editor