Piratão, Quinto Andar
04/05/2005

Alguns anos depois de tomar de assalto jovens de todo o País com suas músicas distribuídas a "zero dólar" pela Web, o coletivo Quinto Andar lança seu primeiro CD, Piratão, com chancela da revista Outracoisa, de Lobão, e letras a favor do calote e da pirataria. O coletivo tem como núcleo básico o DJ Castro, Shaw, Bruno Marcus e De Leve, que debutou em CD em 2003, com o excelente O Estilo Foda-se, além de ter marcado presença na edição 2004 do Tim Festival. O QG do grupo está em Niterói, no Rio de Janeiro.

Piratão não leva tudo para o lado da sacanagem como De Leve faz em O Estilo Foda-se. Logo na abertura, em Oqueéoquintoandar, o coletivo dá o recado, com Shaw no vocal: "A vida é pra ser vivida e não pra ser vivida em disputas. Seja independente ou morra". O recado começa a bater forte em Rap do Calote, que conta com vocais de Shaw e De Leve, e recomenda: "O calote é como religião, na minha região / e é cultivado por uma legião de gente que não faz nada além de viver na malandragem / pecando e dizendo amém indo pra boate em que o DJ é amigo / porque tá sem um conto no bolso, entra de graça e leva o amigo também", diz a letra, que ainda traz frases como "Esperteza não é sorte, se for 5 contra 1, não vai adiantar ser forte" e "Vc tá sendo filmado! e você tá sendo roubado. De que que adianta ser forte, eu corro mais, vc nem chega do lado".

Outro dos bons momentos do álbum é a Melô da Propaganda, em que De Leve diz que "pra onde olho eu vejo, publicidade e desejo". A letra, hilária, brinca com marcas famosas e suas celebridades, como por exemplo: "A natureza é trocada por outdoor e não podia ser melhor / assim eu vejo Gisele bundchen com vestido Dior". Sente o refrão: "Quando ouço Ls Jack eu vejo... propaganda / o sorriso do Gugu me remete a... propaganda / a falsidade da Hebe é igual a... propaganda / na televisao quem manda?... propaganda / Onde quer que eu vá eu vejo... propaganda / Do lado de fora dos prédios tem... propaganda / No caminhão de lixo eu vejo... propaganda Qdo eu vou dar uma cagada eu tb vejo... propaganda".

A tríade de grandes canções é fechada com a Melô do Piratão, em que um camelô dá a fita: "Eu tenho Zezé Di Camargo, KLB e Kelly Key / Forró, pagode, hiphop, até new age eu tenho aqui / Vou vender, DVD, se quiser é só pedir / 3 é 10, se não tocar, amanha eu tô aqui". Impagável. Entre as letras boas e afiadas do disco, ainda marcam presença Vive Pra Servir, Serve Pra Viver, Esse Planeta (Velhos Tempos), Contratempo e Muita Falta de Antiprofissionalismo Dub, que conta com a participação de BNegão. As faixas Rap do Calote, Oqueéoquintoandar e Melô do Piratão podem ser "baixadas" no site oficial da gravadora Tomba Records, que também traz as letras do disco. E o disco pode ser encontrado nas bancas de revista, encartado na Outracoisa número 9, ao preço de R$ 13,90, ou no site oficial da publicação. Vale, muito.

Marcelo Costa
Site Oficial Tomba Records
Site Revista Outracoisa
O Estilo Foda-Se, De Leve, por Marcelo Costa