Um Barzinho, Um Violão - Jovem Guarda, Vários
04/05/2005

Por mais que seja fudidamente manjado, o formato acústico rende coisas legais. O projeto caça-níqueis Um Barzinho, Um Violão chega ao quarto volume, com o mote de homenagear os 40 anos da Jovem Guarda, e revela versões bem bacanas ao lado das bizarrices de praxe.

Caetano, sozinho ao violão, abre o álbum com uma trememdamente básica versão da boa Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim. Daniela Mercury se sai melhor acompanhada por dois violões em Esqueça (que havia sido coverizada por Marisa Monte, em uma linda versão para a trilha sonora do filme A Taça do Mundo é Nossa, do Casseta e Planeta). O Roupa Nova joga pra torcida em Pensando Nela enquanto Luiza Possi surpreende na bonita Coração de Papel, de Sérgio Reis.

Sideral recruta uma slide guitar para Lobo Mau e não compromete. O ponto alto do disco é o dueto de voz e violões de Fernanda Takai e Rodrigo Amarante em Ritmo da Chuva. Já Cláudia Leite, do Babado Novo, cantando Quando (de Roberto e Erasmo) não merecia nem essa citação. Pedro Mariano (Se Você Pensa), Wilson Simoninha (Vem Quente Que Estou Fervendo), Sandra de Sá (Erva Venenosa), Fernanda Porto (Sentado à Beira do Caminho) e Biquini Cavadão (Namoradinha de Um Amigo Meu) optaram por faixas óbvias, mas não comprometem.

Já Ney Matogrosso (Vendedor de Bananas) e Nando Reis (Você Pediu e Eu Já Vou Daqui) fazem de suas versões praticamente canções próprias enquanto os Engenheiros do Hawaii escolheram outro clássico dos Incríveis, O Vagabundo, que já tinha ganho uma versão de outra banda gaúcha, o Maria do Relento. Gessinger praticamente já tinha tomado pra si Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones. Para fechar, o outro grande momento do álbum: Zeca Pagodinho, de copo de cerveja na mão (o lançamento incluí um DVD), se divertindo e improvisando Coqueiro Verde, grande sucesso de Erasmo Carlos: "Mas eu vou me embora / vou ler meu Pasquim / Se ela chegar lá e não me ver / Eu tô lá no butiquim". Não vale o investimento, mas se você chegar em um churrasco e tiver rolando o CD, até que é divertido ficar curtindo.

Marcelo Costa