Always Outnumbered, Never Outgunned
- Prodigy

por Marcelo Costa
Foto - Divulgação / Sum Records

maccosta@hotmail.com.br

04/10/2004

Liam Howlett precisou de sete anos para digerir o sucesso do avassalador The Fat of The Land (97), que vendeu mais de dez milhões de cópias no mundo todo (150 mil só no Brasil), colocando nas pistas, rádios, TVs e palcos hits como Breathe, Smack My Bitch Up e Firestarter. O novo Always Outnumbered, Never Outgunned (Sum Records), quarto álbum do Prodigy, chega às lojas sem muitas novidades, mas com a mesma anarquia sonora que fez da banda uma divisora de águas na música mundial.

Primeiro de tudo: Liam Howlett fez tudo sozinho. O cara deu férias para Keith Flin e Maxim, se enfurnou no estúdio, chamou alguns amigos, aplicou um pouco de neo-punk e electro na mistura de rock e techno característica do grupo, fez e refez o disco várias vezes e o resultado de tudo isso é um álbum esperto, dançante, sujo e barulhento.

A atriz Juliette Lewis, que trocou o glamour do cinema pelo barulho rock de sua banda The Licks, abre o álbum alternando vocal sexy e berros na pesada e matadora Spitfire e na avalanche Hot Ride. Os irmãos Liam (cantando) e Noel Gallagher (tocando baixo) fecham o disco com a mediana techno punk Shoot Down.

Entre um e outro, samplers de Michael Jackson (Thriller na instrumental The Way It Is) e Shocking Blue (Love Buzz, que ficou famosa com o Nirvana, em Phoenix), vocais femininos (das Ping-Pong Bitches no single Girls) e batidas pesadas mostram que o longo silêncio não enferrujou o Prodigy.

Porém, quem esperava outra revolução sonora, terá que se contentar com um ótimo álbum de eletrônica pesada na linha de Music for the Jilted Generation (1994), segundo disco do grupo. Não é a toda hora que surge um divisor de águas na história do pop e o retorno de Howlett serve para colocar o Prodigy no cenário novamente e agitar pistas de dança com novos hits, além de abrir expectativas para um quinto disco sem tanta pressão. Será que vão ser mais sete anos de espera?

Site Oficial do Prodigy