Motomix Art Music 2006
por Marcelo Costa
Foto: Divulgação
Email
19/09/2006

Após uma lambança digna de véspera de eleições protagonizada pelo excelentíssimo senhor Andreas Matarazzo, subprefeito da Sé e Secretário de Coordenação das Subprefeituras da cidade de São Paulo, o festival Motomix Art Music 2006 recebeu 7700 pessoas (segundo a organização) na noite de sábado, no Espaço das Américas, para celebrar o Novo Rock com shows de Art Brut, Franz Ferdinand e Radio 4. Quem teve pique pôde curtir a balada até o raiar do dia, com o Radio 4 apresentando canções de seu bom disco Enemies Like This, mas a grande apresentação da noite (e um dos melhores shows de rock que o Brasil vai ver em 2006) acabou por volta das quatro da manhã.

Como sempre, do começo: a cantora norueguesa Annie abriu a noitada gringa (antes, uma banda projeto do festival tinha feito algum barulho) distribuindo "São Paolo" pra cá, "São Paolo" pra lá, e empolgado só aqueles que dançariam até canções de Beyoncé, se ela estivesse com o microfone. Por mais simpática que seja a menina, ela enjoa e sofre de nos fazer lembrar apresentadoras infantis. O som ajudou em poucos momentos, variando de um pop inofensivo com pitadas de eletrônica para um house fajuto de terceira categoria. O melhor do show era o sorriso da menina, mas cada "São Paolo" que ele soltava trabalhava contra. Foram 50 minutos longos.

Na seqüência, os britânicos do Art Brut chegaram emulando o riff de Back in Black do AC/DC e entregando de bandeja um de seus maiores hits, a irônica Formed a Band. Ótimo cartão de visitas, já que o desajeitado frontman Eddie Argos explica lá pelo meio da letra: "Sim, esse é o meu jeito de cantar / Não é irônico e não é rock'n'roll / É só o meu modo de falar com os garotos". Ele mente, pois é ironia sim. Eddie declama as letras enquanto a barulheira faz cama para o seu blá blá blá. Seu inglês quase ininteligível acaba conquistando o ouvinte, que se diverte a cada apresentação de canção ("Está canção é sobre o meu irmão" ou "Está é sobre uma ex-namorada que eu tive em 1998"). E dá-lhe blá blá blá.

Mesmo soando ininteligíveis, cada letra é cantada em coro pelo público. Ponto para a divulgação via Internet, já que apesar de Bang Bang Rock & Roll ter ganhado edição nacional - apenas - algumas semanas atrás, suas 12 faixas já estavam "disponíveis" para download na Internet desde o lançamento do álbum na gringa, no começo do ano passado. Os melhores momentos do show foram, além de Formed a Band, o ótimo single My Little Brother, a anti-emo Emily Kane e também Good Weekend, com Argos incluindo as bandas brasileiras Sepultura e Cansei de Ser Sexy a caminho do Top of The Pops. Grande show.

Após incendiar o Rio de Janeiro na quinta-feira anterior, o Franz Ferdinand pisava em São Paulo para pagar a dívida de um show especial para os fãs, já que em fevereiro a banda lutou contra a megalomania do U2 e só conseguiu um showzinho pré-carnaval no Circo Voador. O cenário, no entanto, mudou. A banda chegou a São Paulo desta vez não como headliner de um grande grupo de rock and roll, mas como principal nome do festival. Mais: a turma de Alex Kapranos se preparava para encerrar em São Paulo uma turnê praticamente ininterrupta de três anos, que juntou a divulgação do badaladíssimo primeiro disco com a do inspirado segundo álbum. O que se viu no palco foi um misto de descompromisso com repertório, cansaço da vida na estrada e empolgação frente aos fãs. O resultado foi um show antológico, que deverá delimitar passado e futuro na vida destes escoceses.

O começo foi barulhento com This Boy, Come on Home e Auf Achse. Em Do You Want To parecia que o local estava balançando de tanta gente pulando. A festa do público deu uma acalmada na pouco conhecida L. Wells (b-side do single The Fallen) e na inédita Can't Stop Feeling (gravada nas sessões do primeiro álbum e nunca lançada de forma oficial). Na hora de tocar esta última, Kapranos avisou: "Vamos tocar uma canção que não tocamos faz tempo". Em seguida, na hora de apresentar Take Me Out, um dos hinos do rock na década 00, fez charme: "Esta canção a gente vai tocar pela última vez".

Uma sensação de descontração misturada com sensação de dever cumprido emanava do palco. Em vários momentos do show, Kapranos balbuciou frases em meio as letras, quase que sarreando um repertório executado a exaustão durante três anos. Foi assim com o começo de Jacqueline e, principalmente, com o final de Walk Away. Nesta última, o vocalista ainda tentou evitar o coro do público na primeira parte, ao mudar o andamento da letra. Mas no segundo trecho foi impossível conter o assédio vocal do público, que descarregou toda força dos pulmões. O final do canção parecia um ensaio. Alex, sozinho ao violão, balbuciando os nomes de Hitler, Churchill e Mao Tse-Tung em meio a excertos de pensamentos do momento. Por fim, o cantor desistiu do improviso, e encerrou a canção com uma batida seca no violão.

Para todos aqueles que só vêem glamour na fama conseguida na estrada do rock'n'roll, o termino do show foi uma aula. Alex acabou o show sem camisa e fez questão de jogar seu par de tênis para o público, como se estivesse querendo se livrar de seu uniforme de roqueiro. O guitarrista/tecladista Nick McCarthy foi mais longe, jogando para o público o teclado que a banda estava usando até então no palco. Paul Thomson, o baterista, não se fez de rogado, e demoliu sua bateria ao final da matadora This Fire, que encerrou o show sem bis, sem o single mais recente (Eleanor Put Your Boots On) e sem um pingo de dúvida de quem faria o show da noite.

Encerrando de forma tão devastadora o último show de sua turnê, o Franz Ferdinand tira férias merecidas da mídia e se enfurna na preparação do terceiro disco, que deve ser um divisor de águas na carreira da banda (e no próprio Novo Rock como movimento). O que resta, agora, é aguardar. Após o fim do show, restou ao Radio 4 se apresentar como uma banda da cidade de Nova York, e conquistar a audiência (já displicente pelo alto das horas e pela empolgação pós-FF) música a música até o raiar do dia. O começo do show foi bom. No fim, dizem, eles ganharam o público. A noite, no entanto, já tinha dono.


Site Oficial do evento
Baixe a inédita Can't Stop Feeling do Franz Ferdinand gratuitamente em "Studio Tracks"