"You Are The Quarry - Special Edition" - Morrissey
por
Marcelo Costa
maccosta@hotmail.com
16/04/2005
Apontado como disco do ano no Top Seven Scream & Yell 2004, que reuniu mais de 70 votantes - entre jornalistas, músicos e editores de sites - You Are The Quarry ganhou uma edição especial da gravadora Sanctuary em novembro de 2004, comemorando a marca de 750 mil cópias vendidas do álbum, um feito em se tratando de um disco tão antimodismos, mas que se valeu da personalidade carismática de Morrissey, que aos 45 anos de idade (e 20 de carreira), se encontra em seu melhor momento musical. You Are The Quarry - Special Edition acaba de ganhar edição nacional.
A rigor, essa edição especial traz nove lados B extraídos dos
três primeiros singles retirados de You Are The Quarry,
aumentando o tracking list do CD para 21 canções, mais um DVD
com clipes, faixas ao vivo e fotos de bastidores. A capa troca
o fundo rosa original por um cinza brilhante, mas Morrissey
continua empunhando uma espingarda, chiquérrimo em um terno
marrom de listras cinzas, com uma gravata lilás dando o toque
final. You Are The Quarry quebrou um silêncio de sete
anos do ex-vocalista dos Smiths. Quando ninguém esperava mais
nada de Morrissey, ele surge com um álbum excelente, entre os
melhores de sua carreira, e passeia pelo mundo em uma turnê
matadora, que revigorou antigos hits dos Smiths, tanto quanto
mostrou que o vocalista continua afiado no sarcasmo e no cinismo.
Produzido por Jerry Finn, que, como cansou de ser dito, é conhecido pelo seu trabalho com Blink 182 e Sum 41, You Are The Quarry acumula um punhado de baladas cortantes, com melodias apaixonadas pelos fifties e letras indo das lamentações típicas do cantor até seus famosos ataques de cinismo, tão divertidos quanto insuperáveis. Há, também, espaço para bons rocks, como How Could Anybody Possibly Know How I Feel e First Of Gang To Die. Quem senão o inglês Morrissey, morador de Las Vegas, poderia sacanear os Estados Unidos ao dizer que "a América é a terra dos livres e das oportunidades, mas o presidente não pode ser negro, mulher ou gay" (América In Not The World) nas primeiras linhas da faixa que abre You Are The Quarry. Já Irish Blood, English Heart, amparada por guitarradas no refrão, versa sobre os conflitos raciais e religiosos entre Inglaterra e Irlanda, claro, atacando a corte real britânica. São as duas primeiras músicas de um dos álbuns de maior sucesso na música pop, em 2004, que a essa altura já deve ter ultrapassado a marca de 1 milhão de cópias vendidas. É impossível negar a força de Stephen Patrick Morrissey.
Após soltar You Are The Quarry, com doze músicas novas,
Morrissey lançou o single Irish Blood, English Heart,
com três canções inéditas: Munich Air Disaster 1958,
It's Hard To Walk Tall When You're Small e The Never
Played Symphonies. O segundo single, First Of The Gang
To Die, trouxe as canções Teenage Dad On His Estate,
Mexico e My Life Is A Succession of People Saying
Goodbye. O terceiro single retirado do álbum, Let Me
Kiss You, também trouxe três canções totalmente inéditas:
Don't Make Fun Of Daddy's Voice, Friday Mourning
e I Am Two People. São estas nove faixas que engordam
a edição especial.
Se You Are The Quarry é um compilado de baladas com um
rockzinho aqui, outro acolá, nada mais natural que as nove faixas
"extras" desta edição especial também seguissem o mesmo ritmo.
Desta forma, as baladas são a maioria dos nove bônus, mas há
a rendição as guitarras na dobradinha Don't Make Fun of Daddy's
Voice e It's Hard To Walk Tall When You're Small.
A primeira, de letra "familiar", abre com guitarras à la Sonic
Youth, e ganha peso no refrão. It's Hard To Walk Tall When
You're Small é um rock com bateria destacando os pratos
e riffs fortes. Teenage Dad On His State segue a linha
de baladas do disco, com guitarras pesadas no meio, e letra
afiada ("Ele é feliz / Então deixe-o só"). Munich Air Disaster
1958 abre com teclados e a letra rememora um dos grandes
clássicos dos Smiths, There Is a Light That Never Goes Out,
em que ele diz que se sentiria um afortunado se fosse atropelado
por um caminhão de dez toneladas ao lado de seu amor. No caso,
em Munich Air Disaster 1958, o bardo canta que gostaria
de estar no avião que caiu, e matou todo o time do Manchester
United, em 1958. Tragédia pouca é bobagem para o bardo.
Friday Mourning e The Never Played Symphonies
são duas das mais belas baladas do disco, cuja letra da primeira
revela um traço de timidez. My Life Is a Succession of People
Saying Goodbye já vale pelo título. As guitarras, mesmo
comportadas, voltam a aparecer em I Am Two People, mas
é o violão que conduz a melodia. A letra, outra entre as melhores
de You Are The Quarry, diz: "Eu sou duas pessoas / Uma
você conhece, mas não gosta / A outra você não conhece, e nem
quer conhecer/ Eu tenho duas caras / Uma das quais você conhece
/ A outra, pelo seu bem, eu nunca vou mostrar". Para fechar
o pacote, Mexico, balada climática que já havia sido
apresentada em diversos shows, antes mesmo do lançamento do
álbum.
Além dos nove lados B, a edição especial traz uma galeria de
fotos de bastidores da turnê de 2004, o clipe bacana de Irish
Blood, English Heart, uma versão fake ao vivo de First
Of The To Die com imagens do show que foi realizado em Manchester
(Morrissey é aquilo: um ídolo esticando os braços até onde consegue
para tocar a mão de um fã que está sendo retirado do fosso que
separa o público do palco) e mais três canções (First of
the Gang to Die, I Have Forgiven Jesus e Let Me Kiss
You) gravadas durante a participação do cantor no programa
de TV norte-americano The Late Late Show With Graig Kilborn.
Chega de canções inéditas? Não para Morrissey. I Have Forgiven
Jesus, quarto single retirado de You Are The Quarry,
trouxe mais três canções inéditas: The Public Image, Slum
Mums e No One Can Hold A Candle To You (original
da banda Raymonde). A facada: "Quando eu estiver morto, leia-se:
aqui se encontra a imagem pública, 5% humana e 95% imagem. Apenas
cuidado quando você andar naquelas velhas pedras quebradas,
porque elas são os meus sentimentos". The Public Image
E o novo (velho) single, uma versão ao vivo de There Is a
Light That Never Goes Out, que antecipa o álbum Live
At Ears Court, já traz mais canções novas: Noise Is The
Best Revenge e a cover de Redondo Beach, do clássico
álbum Horses, de Patti Smith. Depois de sete anos sem
gravar material inédito, vai ser muito difícil tentar
calar o cantor e fazer o cara parar de lançar boas canções.
Ainda bem.
Leia mais:
Morrissey
ao vivo em Buenos Aires, 2004, por Marcelo Costa
Morrissey ao vivo no Rio de
Janeiro, 2000, por Gisele Fleury
Um grande fã de Smiths tende
a ser um grande fã de Suede, por Eduardo Palandi
Morrissey, o maior
inglês vivo, Matéria Antológica
Rank, The Smiths, por José Augusto Lemos
Top Seven Scream & Yell 2004
Site oficial de Morrissey
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