"You Are The Quarry - Special Edition" - Morrissey
por Marcelo Costa
maccosta@hotmail.com
16/04/2005

Apontado como disco do ano no Top Seven Scream & Yell 2004, que reuniu mais de 70 votantes - entre jornalistas, músicos e editores de sites - You Are The Quarry ganhou uma edição especial da gravadora Sanctuary em novembro de 2004, comemorando a marca de 750 mil cópias vendidas do álbum, um feito em se tratando de um disco tão antimodismos, mas que se valeu da personalidade carismática de Morrissey, que aos 45 anos de idade (e 20 de carreira), se encontra em seu melhor momento musical. You Are The Quarry - Special Edition acaba de ganhar edição nacional.

A rigor, essa edição especial traz nove lados B extraídos dos três primeiros singles retirados de You Are The Quarry, aumentando o tracking list do CD para 21 canções, mais um DVD com clipes, faixas ao vivo e fotos de bastidores. A capa troca o fundo rosa original por um cinza brilhante, mas Morrissey continua empunhando uma espingarda, chiquérrimo em um terno marrom de listras cinzas, com uma gravata lilás dando o toque final. You Are The Quarry quebrou um silêncio de sete anos do ex-vocalista dos Smiths. Quando ninguém esperava mais nada de Morrissey, ele surge com um álbum excelente, entre os melhores de sua carreira, e passeia pelo mundo em uma turnê matadora, que revigorou antigos hits dos Smiths, tanto quanto mostrou que o vocalista continua afiado no sarcasmo e no cinismo.

Produzido por Jerry Finn, que, como cansou de ser dito, é conhecido pelo seu trabalho com Blink 182 e Sum 41, You Are The Quarry acumula um punhado de baladas cortantes, com melodias apaixonadas pelos fifties e letras indo das lamentações típicas do cantor até seus famosos ataques de cinismo, tão divertidos quanto insuperáveis. Há, também, espaço para bons rocks, como How Could Anybody Possibly Know How I Feel e First Of Gang To Die. Quem senão o inglês Morrissey, morador de Las Vegas, poderia sacanear os Estados Unidos ao dizer que "a América é a terra dos livres e das oportunidades, mas o presidente não pode ser negro, mulher ou gay" (América In Not The World) nas primeiras linhas da faixa que abre You Are The Quarry. Já Irish Blood, English Heart, amparada por guitarradas no refrão, versa sobre os conflitos raciais e religiosos entre Inglaterra e Irlanda, claro, atacando a corte real britânica. São as duas primeiras músicas de um dos álbuns de maior sucesso na música pop, em 2004, que a essa altura já deve ter ultrapassado a marca de 1 milhão de cópias vendidas. É impossível negar a força de Stephen Patrick Morrissey.

Após soltar You Are The Quarry, com doze músicas novas, Morrissey lançou o single Irish Blood, English Heart, com três canções inéditas: Munich Air Disaster 1958, It's Hard To Walk Tall When You're Small e The Never Played Symphonies. O segundo single, First Of The Gang To Die, trouxe as canções Teenage Dad On His Estate, Mexico e My Life Is A Succession of People Saying Goodbye. O terceiro single retirado do álbum, Let Me Kiss You, também trouxe três canções totalmente inéditas: Don't Make Fun Of Daddy's Voice, Friday Mourning e I Am Two People. São estas nove faixas que engordam a edição especial.

Se You Are The Quarry é um compilado de baladas com um rockzinho aqui, outro acolá, nada mais natural que as nove faixas "extras" desta edição especial também seguissem o mesmo ritmo. Desta forma, as baladas são a maioria dos nove bônus, mas há a rendição as guitarras na dobradinha Don't Make Fun of Daddy's Voice e It's Hard To Walk Tall When You're Small. A primeira, de letra "familiar", abre com guitarras à la Sonic Youth, e ganha peso no refrão. It's Hard To Walk Tall When You're Small é um rock com bateria destacando os pratos e riffs fortes. Teenage Dad On His State segue a linha de baladas do disco, com guitarras pesadas no meio, e letra afiada ("Ele é feliz / Então deixe-o só"). Munich Air Disaster 1958 abre com teclados e a letra rememora um dos grandes clássicos dos Smiths, There Is a Light That Never Goes Out, em que ele diz que se sentiria um afortunado se fosse atropelado por um caminhão de dez toneladas ao lado de seu amor. No caso, em Munich Air Disaster 1958, o bardo canta que gostaria de estar no avião que caiu, e matou todo o time do Manchester United, em 1958. Tragédia pouca é bobagem para o bardo.

Friday Mourning e The Never Played Symphonies são duas das mais belas baladas do disco, cuja letra da primeira revela um traço de timidez. My Life Is a Succession of People Saying Goodbye já vale pelo título. As guitarras, mesmo comportadas, voltam a aparecer em I Am Two People, mas é o violão que conduz a melodia. A letra, outra entre as melhores de You Are The Quarry, diz: "Eu sou duas pessoas / Uma você conhece, mas não gosta / A outra você não conhece, e nem quer conhecer/ Eu tenho duas caras / Uma das quais você conhece / A outra, pelo seu bem, eu nunca vou mostrar". Para fechar o pacote, Mexico, balada climática que já havia sido apresentada em diversos shows, antes mesmo do lançamento do álbum.

Além dos nove lados B, a edição especial traz uma galeria de fotos de bastidores da turnê de 2004, o clipe bacana de Irish Blood, English Heart, uma versão fake ao vivo de First Of The To Die com imagens do show que foi realizado em Manchester (Morrissey é aquilo: um ídolo esticando os braços até onde consegue para tocar a mão de um fã que está sendo retirado do fosso que separa o público do palco) e mais três canções (First of the Gang to Die, I Have Forgiven Jesus e Let Me Kiss You) gravadas durante a participação do cantor no programa de TV norte-americano The Late Late Show With Graig Kilborn.

Chega de canções inéditas? Não para Morrissey. I Have Forgiven Jesus, quarto single retirado de You Are The Quarry, trouxe mais três canções inéditas: The Public Image, Slum Mums e No One Can Hold A Candle To You (original da banda Raymonde). A facada: "Quando eu estiver morto, leia-se: aqui se encontra a imagem pública, 5% humana e 95% imagem. Apenas cuidado quando você andar naquelas velhas pedras quebradas, porque elas são os meus sentimentos". The Public Image

E o novo (velho) single, uma versão ao vivo de There Is a Light That Never Goes Out, que antecipa o álbum Live At Ears Court, já traz mais canções novas: Noise Is The Best Revenge e a cover de Redondo Beach, do clássico álbum Horses, de Patti Smith. Depois de sete anos sem gravar material inédito, vai ser muito difícil tentar calar o cantor e fazer o cara parar de lançar boas canções. Ainda bem.


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