"Essence" - Lucinda Williams (FNM)
O disco começa com "Lonely
Girls" e logo na terceira frase temos a definição do álbum:
"Sweet Sad Songs". O sexto álbum de uma carreira esporádica
(iniciada em 1979) de Lucinda Williams é altcountry do tempo que
altcountry era folk, country e blues, sem frescuras. Segundo álbum
de Williams a sair no Brasil (o outro foi "Lucinda Williams" de 1988, o
tal que carrega a balada "Passionate Kisses" que o amigo Thales de Menezes
cita em "Romance
com alma rock and roll"), "Essence" é arrepiante. A citada "Lonely
Girls" traz um arranjo de cordas que remete ao sublime "Baja Sessions"
de Chris Isaak e, em contrapartida, ao melhor do folk dos anos 60. O trio
de canções na seqüência ("Steal Your Love", "I
Envy The Wind" e "Blue") vasculha sentimentos de maneira a deixar o coração
partido de um jeito que você não imaginava poder acontecer
mais ("Don't Want Your Drugs and Don't Want Your Money, Just Wanna Steal
Your Love", canta Williams). Assumindo ela mesma a guitarra acústica,
mas amparada por Charlie Sexton (guitarrista da banda de Bob Dylan), Bo
Ramsey (guitarra na banda da lenda folk Greg Brown), Tony Garnier (o baixista
que mais tocou com Dylan ao vivo) e Jim Keltner (um dos músicos
de estúdio mais requisitados da história do rock, sendo inclusive,
baterista nos dois álbuns da Traveling Wilburys) ainda traz a participação
do garoto prodígio Ryan
Adams preenchendo com uma guitarra cheia de efeitos a atmosfera da
faixa título que resume em seu refrão tudo que a música
country/folk disse em décadas e décadas: "I am Waiting here
for more, I am waiting by your door, I am wating on your back steps, I
am waiting in my car, I am waiting at this bar, I am waiting for your essence".
Em tempos que homens e mulheres paracem cada vez mais se entender menos,
"Essence" surge como a trilha sonora perfeita. Perfeita para ser ouvido
as três da manhã ao lado de uma garrafa de uisque, vinho ou
cerveja gelada.
Marcelo Silva Costa |