In Exile Deo - Juliana Hatfield
por Marcelo Costa
Foto: Zoe Records Divulgação

maccosta@hotmail.com
02/08/2004

A cantora Juliana Hatfield quebra um silêncio fonográfico de quatro anos e lança In Exile Deo, sétimo álbum de sua carreira solo, apontado por várias publicações como o seu melhor disco.

Discos gravados no "exílio" são raros na música pop. Em 1971, os Rolling Stones se enfiaram em uma cidade no sul da França (Nellcote) para gravar um disco. A contragosto. Como o guitarrista Keith Richards havia se escondido na cidade para tentar abandonar o seu vício por heroína, a banda mudou-se para o local e pariu o que seria considerado, anos depois, um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos: Exile On Main Street, lançado como vinil duplo (o CD é simples) em 1972.

Pouco mais de vinte anos depois, a garota Liz Phair usou o punk e o folk como base para criar uma versão feminina do clássico stoneano, Exile In Guyville, ganhando a benção de crítica e público em 1993. Onze anos se passaram e Juliana Hatfield, em 2004, dá a sua versão - passional e pessoal - do tema "exílio" em In Exile Deo, que ganha versão nacional via Atração Discos.

Juliana Hatfield quebra um silêncio fonográfico de quatro anos com In Exile Deo, mas sua musicalidade continua intocada, retomando a linha melódica da dobradinha Beautiful Creature e Total System Failure, ambos lançados em 2000 (o box especial trazia um single com uma bela versão de guitarras para Every Breathe You Take do The Police).

A música de Juliana continua retratando descasos do amor embalados pelo rock alternativo do início dos anos 90, época em que ela surgiu com os álbuns Hey Babe (1992) e Become What You Are (1993) e participou dos dois melhores discos do Lemonheads, It's a Shame About Ray (1992) e Come on Feel Lemonheads (1993).

Desfeita a parceria (e o romance) com Evan Dando, Juliana pode se aprofundar em seu trabalho solo com Only Everything (1995), Bed (1998) e os citados Beautiful Creature e Total System Failure (2000). Depois, Juliana se aventurou no supergrupo Some Girls, mas retorna apenas agora como autora. Gold Stars, coletânea lançada em 2002, encerrava a primeira fase de sua vida musical.

Em In Exile Deo o vocal, mais maduro, chama a atenção. As guitarras marcam presença, buscam espaço nos arranjos, mas surgem mais como detalhes do que como destaque. Juliana Hatfield parece tranqüila e confiante nesta nova fase.

Os temas ainda circulam em torno de casos de amor mal-resolvidos, mas Juliana acrescenta, agora, um leve tom de ironia. Get In The Line abre o disco em clima de início de carreira. A levada simples de baixo conduz a música, pontuada pela guitarra de Juliana, e tudo se junta no bom refrão. Em The Tourist (a melhor música do disco), Juliana canta "She answers your questions but everybody lies" e concluí, no ótimo refrão: "You're just a tourist in her world". Na cover de Dot Allison, Tomorrow Never Comes, estica o fio de voz para destacar o belíssimo arranjo de violão, violino e violoncelo. Na suave Because We Love You convida o pai para dançar enquanto o rádio toca uma música de Neil Young.

Em My Enemy, última música do CD, sussurra distante, praticamente resumindo a obra: "ainda estou amando meu inimigo". Esta assumida "paixão pelo perigo" move a carreira de Juliana Hatfield. Entre baladas delicadas e rocks songs apaixonadas, In Exile Deo surge como um dos discos mais bonitos de 2004.

Site Oficial de Juliana Hatfield