Isso Vai Dar Repercussão, Itamar Assumpção e Naná Vasconcellos (Elo Music)
Lançamento Nacional
01/12/2004


Durante seus 53 anos de vida e música, Itamar Assumpção encarnou o cantor maldito, parindo uma brilhante e genial carreira, porém sem sequer um milésimo do reconhecimento que merecia. Isso Vai Dar Repercussão, fragmento de um projeto que o Nego Dito dividia com Nana Vasconcellos pouco antes de falecer, não vai colocar as coisas no lugar, mas deixa saudade, muitas saudades.

Planejado para ser um álbum duplo, o projeto deu com os burros n'água devido a uma série de troca de acusações entre Itamar e os produtores do álbum, Zeca Baleiro e Paulo Lepetit. Itamar chegou a cancelar o projeto, planejando lançar sua parte nas gravações como uma seqüência de seu disco anterior, Pretobrás. O câncer venceu o músico e o projeto foi, enfim, arquivado. Precisou que a filha do Nego Dito assumisse a frente do projeto para que o disco visse a luz do laser, resumido em sete faixas inspiradas (das trinta planejadas para o disco, apenas oito foram gravadas. Ciúme Doentio permanece inédita).

A deliciosa Leonor (sem trocadilho - risos), uma das melhores, abre o disco convidando ao chacoalho. "Devagar com o andor, Leonor / Casamento é muito caro / Sou compositor, cantor, também sou autor / Mas não sou Roberto Carlos", canta Itamar enquanto a melodia serpenteia entre um sambinha maneiro e um maxixe sossegado. Naná arrasa na cuíca e na percussão eletrônica enquanto Paulo Lepetit conduz tudo no baixo. "O que não está no penhor, Leonor / Foi pra casa do Carvalho", encerra o Nego Dito.

Cabelo Duro é quase um mantra e destaca Nana com zabumba, triângulos, pratos e voz. "Eu tenho o cabelo duro / Mas não o miolo mole", diz a letra. Em Na Próxima Encarnação, Itamar fala de seus desejos: "Na próxima encarnação eu quero nascer Tom Zé, Jamelão, Zé Kéti, Duke Ellington". A percussão de Nana surge mais a frente e o baixo é novamente destaque, após a bonita introdução ao violão. Fim de Festa, outra das grandes canções do disco, mata a pau: "Meu amor por você chegou ao fim / É tudo que tenho a dizer / Também não precisa sair assim / Espere o dia amanhecer".

Justo Você Berenice é um samba hilário: "Justo você Berenice / Que não chega nem aos pés da Vera Fischer / Me sai com essa sandice / De que meu som não chega nem ao calcanhar de Aquiles / do som do Sting, ex-The Police". Aculturado traz Itamar entre quase declamando enquanto Assim Naná Ensina, uma ode de Itamar ao parceiro e amigo, encerra o disco. Isso Vai Dar Repercussão inaugura o projeto "CD 7", da gravadora Elo Music, que pretende lançar álbuns com apenas sete músicas e preços mais acessíveis. Esse, por exemplo, custou R$ 12. E é um disco bonito, histórico e de partir o coração em pedacinhos.

Por Marcelo Costa