"Death Magnetic", Metallica
por Renato Beolchi
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06/09/2008

Por obra do Espírito Santo, Metallica é Metallica de novo. Uma viagem ao passado de volta à cena metaleira dos anos 80. Uma legítima máquina do tempo em formato de CD. Dá para pensar em dezenas de clichês para falar sobre o novo disco do Metallica, "Death Magnetic", que chega às prateleiras em 12 de setembro. Mas, sinceramente, para quem foi fisgado há anos pelas pegadas da banda em clássicos como "Master Of Puppets", "Blackned", "Ride The Lighting" e "One", alguma definição mais sagaz vai sossegar o terremoto nas tripas causado pelas novas faixas? Não. Então basta dizer que "Death Magnetic" é nada mais, nada menos que... sagradamente fodão.

E quem operou o milagre? Um senhor chamado Rick Rubin. Quem? Se você não é daqueles doentes que fica devorando encarte de CD pra saber quem produziu, masterizou, onde, quando e usando o que, eu explico. O nome desse senhor barbudo é recorrente na discografia aqui de casa. Rick Rubin produziu "Seasons in the Abyss", do Slayer. Sacou? Ele também produziu "Licence do Ill", dos Beastie Boys. E agora? Ok, vou partir pra lista de bandas: Slipknot, System of a Down, U2, Audioslave, Rage Against The Machine, Shakira (sim, ela mesma), Weezer e Johnny Cash. E tem mais uma tonelada por aí.

Pelo trabalho com esse último, Rubin é apontado como o cara que recuperou a carreira do Man in Black. (Se você ainda não ouviu a coleção "American" em que Cash regrava desde U2 a Nine Inch Nails passando por Simon & Garfunkel, então pare de ler, vá ouvir e volte depois). Tudo isso só pra dizer que, quando você puser as mãos nas 10 faixas de "Death Magnetic "vai entender que, se Clapton é Deus, Rick Rubin é o Espírito Santo. No novo disco, o Metallica não é apenas a banda que gravou "Kill’em All", "Ride The Lighting", "Master of Puppets" e "...And Justice For All" em um período de 5 anos. O novo Metallica é essa mesma banda ainda melhorada.

Você achou que nunca mais ouviria eles fazendo algo parecido com "One"? Então vá conferir a segunda metade de "The Day That Never Come", a quarta faixa (assim como "One"). Saudades de "Battery"? Gaste uns minutos com "My Apocalypse", a décima do track list. “Ah, mas petardos instrumentais de 10 minutos eles não fazem mais”. Quem disse isso? Ponha "Suicide & Redemption" e venha falar comigo depois. Ouça "All Nightmare Long" e me diga se não é irmã de "Black Magic" do Slayer. E por aí vai "Cyanide", "The Judas Kiss" e até "The Unforgiven III" (que, de fato, não é sombra de "Unforgiven 2", que por sua vez não chega aos pés da "Unforgiven" original).

Talvez a principal mudança entre o Metallica dos anos 80 e o de "Death Magnetic" seja o vocalista. James Hetfield parece aplicar bem as aulas de vocal e a greve de birita (sim, álcool detona as cordas vocais). Tudo de voz limpa que ele usou de "Load" pra cá está bem balanceado com os gritos da fase mais pesada. Mas ele também não tem vergonha de dar umas afinadas, puxando mais para o vocal que ele fazia em "Kill’em", "Lightning" e "Master". Mas o resultado é bem positivo. E pra quem ficou de cabelo em pé com a masterização de "St. Anger", durma tranqüilo: a bateria voltou a ser uma bateria e não mais uma lata de leite Ninho. Entendeu o que eu disse sobre o Espírito Santo?