"Chega de Falsas Promessas", Canastra
por Marcelo Costa
Email
30/07/2007

Dois anos atrás, em entrevista a este colunista , Renato Martins, vocalista, guitarrista e líder do Canastra, resumia desta forma o som do grupo: "Eu, particularmente, gosto de tudo que é tipo de música, mas me identifico mas com as canções mais antigas, tipo músicas do tempo da vovó. Não é culto a nostalgia. É que eu acho que elas são mais verdadeiras e menos comprometidas com o mercado".

Entre o ótimo disco de estréia, "Traz a Pessoa Amada em 3 Dias" (Monstro Discos), e o novo, "Chega de Falsas Promessas" (LC Editora), se passaram três anos, e o ex-quarteto ganhou dois integrantes com metais, mas não mudou em nada a concepção de som resumida por Renatinho.

As músicas do tempo da vovó a que o vocalista se refere são resultado de uma mistura bem dosada de dixieland, country , jazz de New Orleans, os sambinhas elegantes da MPB, rockabilly, surf music e jovem guarda – principalmente após as dezenas de shows que Renato Martins fez ao lado de seus companheiros da banda Lafayette e os Tremendões, tocando clássicos do Rei Roberto e do período.

Todos esses sons ecoam em "Chega de Falsas Promessas", dito segundo disco do Canastra, um trabalho que esbanja qualidade no material próprio e competência técnica na produção, com a dupla Berna Ceppas e Kassin assinando o trabalho.

Pouco mais de um ano em banho-maria debaixo da barba sem noção de uma major (após a vitória em um concurso que lhes dava o direito a gravação de um álbum), o Canastra optou pela independência, e chega ao mercado com disco encartado na revista OutraCoisa, de Lobão.

Renato Martins assina as 11 faixas, com destaque para as parcerias com Gabriel Thomas (Autoramas) – "Motivo de Chacota" e "Miss Simpatia" (já gravada pelo Ultraje a Rigor) – além das irresistíveis "Dois Dedos de Conhaque" (do refrão impagável: "Ainda me resta um fio de esperança / Alguns fiapos de lembrança / E um bom legado pra esquecer / E dois dedos de conhaque pra beber") "Quando Sim Quer Dizer Não", "Ao Deus Dará" e "Dallas", canções que tem o poder de incendiar uma noitada e fazer de "Chega de Falsas Promessas" um dos grandes discos nacionais de 2007.