"Teletransporte", Autoramas
por Marcelo Costa
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21/05/2007

Completando dez anos de carreira, o Autoramas chega ao quarto disco, "Teletransporte", mantendo-se fiel aos princípios roqueiros que marcaram a estréia da banda, com "Stress, Depressão e Síndrome de Pânico": uma mistura bem dosada de surf-music envenenada, new wave dançante, jovem guarda assoviável e punk rock acelerado. Nos três trabalhos anteriores, a mistura criou gemas pop e porradas rock and roll em alta escala. "Teletransporte" honra o histórico da banda, e traz mais algumas canções para animar a festa.

"Teletransporte" abre com "Mundo Moderno", faixa que a banda já havia liberado em versão ao vivo em seu My Space. Gabriel Thomas, vocalista e guitarrista do Autoramas (em entrevista a este colunista) conta: "Essa música fala das pessoas que não conseguem se adaptar aos novos tempos, que não conseguem fazer escolhas diante de tantas opções, tanta informação disponível... E preferem os meios e padrões antigos. Essa música já é uma exemplo real do mundo moderno: nem foi lançada e já é um hit nos shows". A estrutura é a de um rock sujo com aquele baixo característico dos Autoramas (agora nas mãos de Selma Vieira), que salta para fora da melodia, e compete com a ótima letra de Gabriel.

"Fazer Acontecer" traz Kassin (que divide a produção do álbum com Berna Ceppas) pilotando os teclados em uma faixa estranha e dançante. "Marketeiro" é um rock quebrado em várias partes. "Hotel Cervantes" chama a atenção logo na ótima introdução suja e matadora. "Já Cansei De Te Ouvir Falar" traz Selma comandando (e bem) os vocais. "Surtei" tem um crescendo poderoso. A instrumental "PanAir" conta com o lendário pianista Lafayette (que tocou teclados em alguns dos principais álbuns de Roberto Carlos e da jovem guarda) alternando as teclas pretas e brancas. Joana Ceccato, do Biônica, marca presença na cover de "Digoró", dos candangos do Radical Sem Dó. E "Guitarrada" mostra o trio passeando pela sonoridade paraense da banda La Pupuña (com Gabriel tocando teclados e guitarra, e Berna narrando).

O ponto alto do repertório, porém, acontece quando o trio diminui a velocidade, abre os braços para a jovem guarda, abraça o estilo e entrega duas grandes faixas sob influência: a deliciosa balada cinquentona "Identificação" (com Constança Scofield, ex-Penélope, nos teclados) e a homenagem para Roberto e Erasmo na melhor canção de todo o disco (e uma das grandes canções pop do ano): "A 300 Km/H", uma parceria romântica de Gabriel com Renato Martins cujo refrão grudento avisa: "Eu estou a 300 kilômetros por hora na sua direção / Sem Freio / Faço questão de ficar com você". Ela está liberada para download gratuito no My Space do Autoramas. Baixe e saia cantoralando para o seu amor.