"Madonna" - And You Will Know Us By The Trail Of Dead 

Pois é. Mais uma banda chega com a dura missão de salvar o rock. Já viram o quanto lemos essa frase atualmente? Não parece que o quarteto texano (Kevin Allen, Neil Busch, Conrad Keely e Jason Reece) tenha levado isso em conta na hora de gravar este seu segundo disco, que, não, amigo leitor, não tem nada a ver com a cantora multi marketing.

E isso é o melhor do Trail Of Dead. É música sem pensar no resultado. É música feita com causa, não por conseqüência. Há muito que não vemos isso. "Madonna", o disco, é realmente bom. Chega ao Brasil com dois anos de atraso, as vésperas do novo álbum do grupo sair, mas o tempo perdido é esquecido ao primeiro riff de guitarra.

Talvez seja a coisa mais original que pinta por essas bandas tão secas e esquecidas ultimamente. Tem guitarras altas, melodia soterrada, microfonia abissal, vocais embolados lá dentro do caos. Sonic Youth? Sim, tem a ver. Nirvana? Sim, tem a ver. Foo Fighters???? Sim, também tem a ver. 

Músicas como "Mistakes & Regrets" ou "Totally Natural" lembram até demais o SY em sua fase "Goo". Já "A Perfect Teenhood" lembra Nirvana, sem os vocais de Cobain. Todas as melodias têm uma aerodinâmica que só Dave Grohl consegue imprimir nos Foo Fighters.

Ainda bem que Strokes grassaram neste ano que passou. Mérito para Casablancas e companhia. Só que o grande tesouro pode estar aqui, oculto, disfarçado e poucos sabem de sua existência. Como todo tesouro. Cabe a descoberta e o lucro, neste caso, auricular. 

Carlos Eduardo Lima