Oasis - Ao Vivo no Rock in Rio III
por Marcelo Costa
15/01/2001
Especial para a revista Rock Press

Dois anos atrás, nas páginas da revista Rock Press, a colega jornalista Mônica Sarmento acertou em cheio ao resumir a apresentação do Oasis, que passava pelo Rio de Janeiro, no antigo Metropolitan: "Música, dez, Presença de Palco, zero". Quem esteve na "Cit of Rock", (como os gringos chamaram a "cidade" do Rock In Rio) no dia 14, encontrou exatamente isso. Na verdade, um pouco menos. No quesito música, os irmãos cara de pau chegaram, no máximo, a uma nota oito.

É certo que abrir para o Guns'n'Roses não agradou os bros, e ter tempo de duração do show contado fez com que três canções, inclusive a maravilhosa Stand By Me, fossem cortadas do set list final. Mesmo assim foi um bom show de rock and roll, que funciona mais nos bootlegs do que ao vivo, a cores e sufocado em meio a uma multidão de guns maníacos.

No início a banda sofreu com esses fãs de Axl Rose que deviam ser, pelo menos, 80% dos 180 mil presentes. A cada intervalo ouvia-se "Guns-and-Roses" chegando ao ponto de Liam pedir silêncio, por duas vezes, como no fim de , uma das melhores da apresentação. A banda seguiu desleixada (Liam limitava-se a cantar e a sentar ao lado da bateria com uma toalha no pescoço, isso desde a terceira música) mas conquistou o público que se rendeu ao final de Don't Look Back In Anger, apresentada por Noel como "uma canção para vocês cantarem, afinal, vocês pagaram para isso". Saldo final: Música, oito, Presença de Palco, zero, público, cinco.

Set List

1) Fuckin in The Bashes
2) Go Let It Out
3) Who Fells Love (apresentada por Liam como Some Might Say)

4) Supersonic
5) Acquiesce (O público grita guns-and-roses)

6) Gas Panic ("Essa é para os maconheiros" – Liam)

7) Wonderwall ("Essa é para as garotas" – Liam)

8) Cigarettes and Alcohol 
9) Don´t Look Back In Anger ("Uma canção para vocês cantarem, afinal, vocês pagaram para isso" – Noel)

10) Live Forever ("A canção que nós mais gostamos de tocar fora da Inglaterra" – Liam. Ao fim o público se rende e começa a gritar O-A-S-I-S)

11) Hey Hey My My
12) Champagne Supernova (Aqui o grito muda: Á-G-U-A!!!)

13) Rock and Roll Star ("Essa é para Mr. Axl Rose" – Liam)

Leia também:
A teoria das bandas coxinhas, por Marcelo Costa
Heathen Chemistry, do Oasis, por Marcelo Costa
Heathen Chemistry, faixa a faixa por Noel e Liam
Definitely Maybe, faixa a faixa, por Ricardo Moscarelli
Familiar to Millions, do Oasis, por Marcelo Costa

Links
Site Oficial do Oasis