Quase Famosos - The Bootleg Cut - (DVD)
Lançamento Nacional
24/09/2001

A primeira coisa que chama a atenção na capa do DVD Quase Famosos (Almost Famous), além das coxas da Kate Hudson, claro, é a chamada no topo: Edição Definitiva. E não é só definitiva. É clássica, obrigatória e sensacional, como um bom disco do The Who. Cameron Crowe sabe fazer as coisas.

Lançado recentemente no Brasil, o DVD do filme Quase Famosos (Almost Famous, 2000) traz, como um de seus atrativos, uma entrevista com Lester Bangs. Apesar de curta, a entrevista vale cada segundo. Aparentemente bem-humorado, Lester desanca o Emerson, Lake & Palmer, acusando-os de difundir a "esterilidade musical". O crítico também aproveita para fazer uma série de piadas do jeito blasé de Brian Ferry, ex-vocalista do Roxy Music.

Além da entrevista com Lester, o lançamento traz outros extras, compilados em dois DVDs. No primeiro, a versão do filme (118 min) que chegou aos cinemas e ganhou o Oscar de roteiro original no ano passado. No segundo DVD, a versão definitiva do diretor, com 36 minutos a mais de cenas inéditas.

Essa segunda versão também pode ser assistida com Cameron Crowe comentando cena a cena. Completam os extras uma série de artigos que Crowe escreveu para a Rolling Stone, os 10 discos preferidos do cineasta, um pequeno making of e cenas deletadas. Neste último item encontra-se a hilária cena em que William Miller tenta convencer a mãe a deixa-lo viajar com uma banda de rock. Em suas palavras: "Mãe, essa canção (que vou tocar) vai mudar a sua vida". E solta Stairway To Heaven do Led Zepellin. Como Robert Plant não liberou o uso dessa música (outras cinco canções do Led preenchem o filme), para acompanhar a animação dos personagens na cena, você vai precisar estar com o Led Zepellin IV do lado...

Marcelo Silva Costa