S&Y Especial Copa do Mundo 2006

Os 23 convocados por Carlos Alberto Parreira
por Juliano Costa e Martin Fernandez
Fotos: CBFNews, exceto: Mineiro, crédito Wander Roberto/VIPCOMM
07/06/2006

Não dá para contestar: temos o melhor time desde 1970! Os títulos de 1994 e 2002 não foram no estilo "brazilian roots", ao contrário dessa equipe, que tem o quarteto mágico, fantástico, galáctico e o diabo a quatro. Por isso, nada mais "jornalístico" do que presentear você, leitor indie, com um raio x detalhado desta seleção: nome, ficha técnica e breve comentário de cada estrela do escrete canarinho. Nada de informações irrelevantes! Trazemos a você só aquilo que realmente interessa. O resto você acha no Google.

GOLEIROS
1 – DIDA
Nome: Nelson de Jesus Silva
Nascimento: 07/10/1973, em Irará (BA)
Clube atual: Milan (ITA)
Copas: 2 (1998 e 2002)
Comentário: Seu hobby é caçar borboletas. Tem uma coleção delas. Extremamente carismático, pode ser visto em várias campanhas publicitárias, principalmente nessa época de Copa, por ser também um verdadeiro mestre da oratória. Dida defende com as mãos e fala pelos cotovelos. É o ídolo de todo garoto que sonha ser goleiro.

12 – ROGÉRIO CENI
Nome: Rogério Ceni
Nascimento: 22/01/1973, em Pato Branco (PR)
Clube atual: São Paulo
Copas: 1 (2002)
Comentário: Depois de ser campeão mundial de clubes com o São Paulo na reserva de Zetti e da Copa do Mundo como banco de Marcos, Ceni adquiriu a fama de turista acidental: viajava, curtia umas férias no estrangeiro e voltava com uma medalha na bagagem. Mas de tanto ser chato e competente (a gente o respeita mais pelo primeiro item), ele mesmo conseguiu destruir essa fama em dezembro, como titular do São Paulo na campanha do Mundial do Passaporte, no Japão, o que realmente importa. Agora, está a dois gols de bater o bronco Chilavert como o maior goleiro-artilheiro da história do futebol. Não vai quebrar esse recorde na Alemanha, é verdade. Mas periga voltar com mais uma medalha, o que, convenhamos, é para poucos.

22 – JÚLIO CÉSAR
Nome: Júlio César Soares de Espíndola
Nascimento: 03/09/1979, em Caxias (RJ)
Clube atual: Inter de Milão (ITA)
Copas: nenhuma
Comentário: É disparado o favorito para ser o titular do Brasil na Copa... de 2010! Começou no Flamengo e calou a boca dos paulistas bairristas (com o perdão do pleonasmo) ao se tornar titular da Inter de Milão. Alguém vai dizer: "E daí? Até o Doni é titular da Roma!". É verdade. A diferença é que o Doni não pega a Suzana Werner. Ah, mas alguém vai lembrar: "E daí? Ele tá pegando a baba do Ronaldo Gorducho!". É verdade. Mas ele é o único titular de time italiano, que tem uma mulher gostosa e que já foi flagrado em conversas telefônicas com traficantes cariocas. A gente fala merda, mas não é louco de contestar o cara. Dá-lhe, Júlio César!

LATERAIS
2 - CAFU
Nome: Marcos Evangelista de Moraes
Nascimento: 07/06/1970, em São Paulo (SP) Clube atual: Milan (ITA)
Copas: 3 (1994, 1998 e 2002)
Comentário: Com esse a gente não zoa. Nossos pais ensinaram que é preciso respeitar os mais velhos... brincadeira! Cafu é foda. Ele provou que para ser o melhor lateral do mundo não é preciso saber cruzar – o Beckham cruza bem que é uma barbaridade, mas quantas finais de Copa eles disputou? E pode ver: quando um desses boleiros famosos da Europa cita suas "escalações do sonho", todos botam Cafu na lateral direita e Roberto Carlos na esquerda. Todos! E Cafu ainda leva 100 pontos de crédito por ter feito a declaração de amor mais vista da história da humanidade (ui). A gente sabe que ele te ama, Regina.

13 - CICINHO
Nome: Cícero João de Cézare
Nascimento: 24/06/1980, em Pradópolis (SP)
Clube atual: Real Madrid (ESP)
Copas: nenhuma
Comentário: Se jogasse o que acha que joga, teríamos o novo Carlos Alberto Torres no banco de reservas.

6 – ROBERTO CARLOS
Nome: Roberto Carlos da Silva
Nascimento: 10/04/1973, em Garça (SP)
Clube atual: Real Madrid (ESP)
Copas: 2 (1998 e 2002)
Comentário: Tem um magnífico arsenal de quatro jogadas. Ei-las: as cobranças de falta (que ele só acerta em anos bissextos), as atrasadas de peito para o goleiro, as viradas de bola (que ele realmente faz bem) e a matadinha com o lado externo no pé-esquerdo. Como se vê, só jogadas úteis para o time. Mesmo assim, ele vai ser elogiado pela "experiência", pela "inteligência" e pela "malandragem". Enquanto isso, Zé Roberto vai fazendo todo o trabalho.

16 - GILBERTO
Nome: Gilberto da Silva Melo
Nascimento: 25/04/1976, no Rio de Janeiro (RJ)
Clube atual: Hertha Berlim (ALE)
Copas: nenhuma
Comentário: a convocação de Gilberto corrige uma injustiça história e familiar. Na verdade, quem deveria ter disputado uma Copa e nunca teve essa chance era o Nélio, lendário camisa 10 do Flamengo campeão brasileiro de 1992. E outra: a convocação do Gilberto impediu que o Gustavo Nery fosse à Copa. Só por isso, ele é um dos nossos jogadores preferidos. Vai, irmão do Nélio!

ZAGUEIROS

3 – LÚCIO
Nome: Lucimar da Silva Ferreira
Nascimento: 08/05/1978, em Brasília (DF)
Clube atual: Bayern de Munique (ALE)
Copas: 1 (2002)
Comentário: Ser um dos jogadores mais idolatrados da Alemanha só prova que alemão gosta de uma coisa bem parecida com o futebol, mas que não é futebol. Lúcio é um susto atrás do outro – e não falamos isso (só) porque ele lembra aquele Muppet Babies azul. Lúcio é até muito competente quando se propõe a ser só "zagueiro-zagueiro". O que assusta mesmo é essa mania de querer ser craque num time que já tem Ronaldinho & Cia. Por ser feio, por ser zagueiro e por ser bronco, sugerimos que ele pare de ver os comerciais do "Joga Bonito" e passe a assistir apenas às propagandas do "Juega Feio", sucesso absoluto no Uruguai (estrelando Diego Lugano).

4 - JUAN
Nome: Juan Silveira dos Santos
Nascimento: 01/02/1979, no Rio de Janeiro (RJ)
Clube atual: Bayer Leverkusen (ALE)
Copas: nenhuma
Comentário: Tem tudo para ser o Everaldo da Copa de 70 versão 2006. Para quem não é gremista e, por isso, não sabe, Everaldo era o lateral-esquerdo da melhor seleção de todos os tempos, a do Brasil de 70. Num time que tinha Pelé, Rivellino, Tostão & Cia. - os (pouco) contestados por uma minoria também eram o goleiro (Félix, como Dida) e o zagueiro-central (Brito, que bateria até na mãe se ela estivesse no time adversário, como Lúcio) - Everaldo era sempre o jogador a ser esquecido na escalação pelo torcedor com problema de memória. Este papel agora é de Juan: até o álbum de figurinhas escalou o Roque Jr! A diferença entre Juan e Everaldo é que o primeiro é quarto-zagueiro e o outro, já falecido, era lateral-esquerdo.

14 - LUISÃO
Nome: Anderson Luís da Silva
Nascimento: 13/02/1981, em Amparo (SP)
Clube atual: Benfica (POR)
Copas: nenhuma
Comentários: Ele é gente boa, tem futuro e tal. Mas, convenhamos: foi fazer turismo na Alemanha. Sipá, aproveita a bocada, passa no Free Shop e traz umas lembrancinhas pras crianças.

15 - CRIS
Nome: Cristiano Marques
Nascimento: 03/06/1977, Guarulhos (SP)
Clube atual: Lyon (FRA)
Copas: nenhuma
Comentário: Desculpa, mas esse aí a gente não conhece. A gente até se lembra de um zagueiro com esse nome, que andou pelo Corinthians e pelo Cruzeiro há alguns anos. Mas aquele não teria como chegar à Seleção e, muito menos, a uma Copa do Mundo.

MEIO-CAMPISTAS

5 – ÉMERSON
Nome: Émerson Ferreira da Rosa
Nascimento: 04/04/1976, em Pelotas (RS)
Clube atual: Juventus (ITA)
Copas: 1 (1998)
Comentário: Talvez o melhor cabeça-de-área (algo bem diferente de "volante") de todos os tempos! Nascido na fronteira do Uruguai com o Brasil, Émerson juntou o que há de melhor no estilo de jogo desses dois países para se tornar o cão-de-guarda mais caro do futebol universal. Está há 45 anos na Europa e só jogou em time de primeira, sempre com o passe estipulado na casa dos 26 dígitos.

18 – MINEIRO
Nome: Carlos Luciano da Silva
Nascimento: 02/08/1975, em Porto Alegre RS)
Clube atual: São Paulo
Copas: nenhuma
Comentário: Ele achou que era trote quando o avisaram que estava convocado. Nós também. Mineiro já tinha separado a vara de pescar, enchido a cestinha de piquenique e arrumado a mala das crianças quando o telefone tocou. Avisaram que Edmílson havia sido cortado por lesão. Mineiro, que é gaúcho, pensou: "Uai, tchê (ele mistura os sotaques)! E eu com isso?". E aí que você está convocado para fazer parte da melhor seleção de futebol desde 1970, oras!

17 – GILBERTO SILVA
Nome: Gilberto Aparecido da Silva
Nascimento: 07/10/1976, Lagoa da Prata (MG)
Clube atual: Arsenal (ENG)
Copas: 1 (2002)
Comentário: Tem um jeitão de quem anda devagar quase voltando. Mas jogou uma enormidade em 2002 e só não joga de novo agora porque o titular de verdade, desta vez, está na área: Emerson – e não é como goleiro de rachão!

11 – ZÉ ROBERTO
Nome: José Roberto da Silva Júnior
Nascimento: 06/07/1974, em São Paulo (SP)
Clube atual: Bayern de Munique (ALE)
Copas: 1 (1998)
Comentário: Titular absoluto, é uma espécie de "estagiário" do Roberto Carlos, fazendo o trabalho difícil para o colega famoso, como cobrir o buraco deixado às costas, marcar, desarmar, correr, armar e chegar à linha de fundo para cruzar (ufa!). Parreira o definiu bem: "É o facilitador, o carregador do piano. Trabalha para os outros brilharem". E como trabalha esse Zé!

8 – KAKÁ
Nome: Ricardo Izecson Santos Leite
Nascimento 22/04/1982, em Brasília (DF)
Clube atual Milan (ITA)
Copas 1 (2002)
Comentário: Depois de fazer turismo na Copa de 2002 (e não comer nenhuma japonesa), Kaká chega à Alemanha (onde não comerá nenhuma alemã) com o merecido status de craque. Alguém contesta? Não fosse esse papo de agradecer a Deus por qualquer coisa e de fazer questão de dizer que casou virgem, ele seria um dos nossos jogadores preferidos.

19 – JUNINHO PERNAMBUCANO
Nome: Antônio Augusto Ribeiro Reis Junior
Nascimento: 30/01/1975, em Recife (PE)
Clube atual: Lyon (FRA)
Copas: nenhuma
Comentários: Seria titular de absolutamente todas as seleções desta Copa (seria até "deus" em algumas delas). Marca bem, chuta bem de qualquer lugar do campo e bate falta melhor do que o Rogério Ceni e o Ronaldinho juntos. Mas deu um azar danado. Simplesmente "não cabe" no time do Brasil. Mas será nosso décimo segundo jogador!

(Aviso importante: nós não falamos mais sobre o número 20 da Seleção. Pra gente, é como se ele simplesmente não existisse. Ui!)

10 – RONALDINHO GAÚCHO
Nome: Ronaldo de Assis Moreira
Nascimento: 21/03/1980, em Porto Alegre (RS)
Clube atual: Barcelona (ESP)
Copas: 1 (2002)
Comentário: Se até Maradona já o chamou de gênio, o que mais podemos falar?

ATACANTES
7 – ADRIANO
Nome: Adriano Leite Ribeiro
Nascimento: 17/02/1982, no Rio de Janeiro (RJ)
Clube atual: Inter de Milão (ITA)
Copas: nenhuma
Comentário: É a maior prova que, sim, "craque o Flamengo faz em casa". E depois manda entregar. Para quem não se lembra, os espertos dirigentes do Fla trocaram Adriano (na época já jogador da Seleção principal e campeão com os juniores) pelo já decadente volante Vampeta, que estava ocupado demais curtindo as baladas de Milão para ficar em forma e jogar pela Inter. E mais: o Flamengo ainda deu uma "compensação financeira" para tirar Vamp da Inter e mandar Adriano para a Itália. Um ano depois, Vampeta se saiu com esta: "O Flamengo me fingia que pagava e eu fingia que jogava". Enquanto isso, Adriano fazia dois gols por jogo num campeonato em que, tradicionalmente, os resultados mais freqüentes sempre foram o 0 a 0 (89%), o 1 a 0 (53%) e o 1 a 1 (46%). Não é à toa que se tornou Imperador.

9 – RONALDO
Nome: Ronaldo Luiz Nazário de Lima
Nascimento: 22/09/1976, no Rio de Janeiro (RJ)
Clube atual: Real Madrid (ESP)
Copas: 3 (1994, 1998 e 2002)
Comentário: A relação de Ronaldo Bussunda com a bola é antiga. O Fenômeno da balança gosta tanto de bola que se tornou uma! Ao dizer que irá "comer a bola" na Copa, ficamos cá imaginando se não estaria sendo criada uma nova forma de "antropofagia".

23 – ROBINHO
Nome: Róbson de Souza
Nascimento: 25/01/1984, em São Vicente (SP)
Clube atual: Real Madrid (ESP)
Copas: nenhuma
Comentário: Por dois anos (96 e 97), Robinho teve a honra de jogar ao lado de um destes dois jornalistas que vos fala. No Colégio Itá, em São Vicente, Robinho se tornou o Rei do Drible graças a este tal colunista, usando-o como "sparring" para suas pedaladas. Já com a alma do repórter esportivo, nosso colunista previu que aquele neguinho de canelas finas, um dia, jogaria uma Copa do Mundo. Dito e feito! Mais um furo do Scream & Yell (que ainda nem existia na época).

21 – FRED

Nome: Frederico Chaves Guedes
Nascimento: 03/10/1983, em Teófilo Otoni (MG)
Clube atual: Lyon (FRA)
Copas: nenhuma
Comentário: Quando ele estava no Cruzeiro, Parreira elogiava Nilmar, que jogava no Lyon. Quando Nilmar voltou para o Brasil (você sabe para qual time), Fred foi jogar no Lyon. Como o pé-de-uva prefere os "gringos", adivinha quem foi chamado?

COMISSÃO TÉCNICA
Treinador: Carlos Alberto Parreira
É como uma criança com um brinquedo caro nas mãos:
se fizer besteira, estraga; se não, pode (e deve) dar muitas alegrias.

Coordenador: Mário Jorge Lobo Zagallo
Existem três possíveis explicações para a presença de Zagallo na comissão técnica da Seleção Brasileira:
1) Homenagem por serviços prestados:
Zagallo, você sabe, foi campeão em 1958 e 62 como jogador, em 70 como técnico e em 94 como coodenador. Nada mais justo, portanto, que levar o velhinho pra fazer turismo na Europa.
2) Um pedido da mulher dele:
"Por favor, Seu Ricardo Teixeira. Eu não aguento mais o Mário Jorge aqui em casa. Leva ele pra copa, leva!". 3) Um pedido do próprio Zagallo:
"Pô, Ricardo. não aguento mais aquela velha me enchendo o saco o dia inteiro.
Me leva pra Alemanha, pelo amor de deus!"



Nossos especialistas em futebol estão esperando comentários, apostas, reclamações, dicas para ganhar aquele bolão zebra em seus emails. O S&Y vai acompanhar a Copa até a final, afinal, futebol é pop.

Juliano Costa - juliano06@gmail.com
Martín Fernandez - maracanazo@gmail.com



Semanário S&Y - Copa 2006
por Juliano Costa e Martin Fernandez

15/05 - Obrigado

22/05 - A Copa já começou, indie
29/05 - Guia da Copa Mundo 2006 - S&Y - Tudo sobre todas as seleções

Leia Também
Especial Copa do Mundo 2002, por Juliano Costa e Martín Fernandez