"Matadouro 5" - Kurt Vonnegut
por Jonas Lopes
Yer Blues
29/04/2005

Não poderia haver momento melhor para essa injustiça ser desfeita. A paranóia político-social tem estado pesada no mundo todo. E em tempos de paranóia, nada é mais oportuno que Matadouro 5, a obra mais consagrada de Kurt Vonnegut, publicada em 1969. A L&PM teve a esperteza de aproveitar o momento e relançou o livro em formato pocket. Matadouro 5 estava fora de catálogo no Brasil desde a década de setenta, de quando data a edição da Arte Nova. E não pára por aí: a L&PM já anunciou que ainda esse ano lançará outro clássico de Vonnegut, Almoço dos Campeões, também fora de catálogo há um bom tempo.

A trama de Matadouro 5 é bem vonnegutiana. O início metalingüístico é até autobiográfico. Um escritor de Cape Cod (como Vonnegut, que, aliás, estava com sérias dificuldades financeiras nessa época), Yon Yonson, resolve escrever um livro contando sua experiência na Segunda Guerra, em particular as memórias do bombardeio de Dresden. Você não sabe o que foi o bombardeio de Dresden? Pois é. Muita gente não sabe. Matou 135 mil pessoas, o dobro de mortos de Hiroshima. E o governo americano não fez questão de divulgar muito. Assim como Vonnegut, o personagem foi um dos sobreviventes da tragédia na Alemanha. Nas primeiras páginas, Yon visita um companheiro que esteve com ele na guerra, para lembrar detalhes dos eventos. E as quase duzentas páginas seguintes compreendem A Cruzada das Crianças, o livro de Yonson.

Somos introduzidos a Billy Pilgrim, o protagonista de A Cruzada das Crianças. Pilgrim foi soldado na guerra e, claro, sobreviveu a Dresden (a história dentro da história dentro da história). Depois de receber uma dispensa honrosa, estudou optometria e se casou com a filha do dono da faculdade. Anos depois, quando sua esposa falece envenenada por monóxido de carbono (enquanto Billy se recuperava de um acidente de helicóptero da qual era o único sobrevivente), o optometrista afirma que foi abduzido por um disco voador do planeta Tralfamador, e levado para ser exposto nu em um zoológico do planeta. Junto de Billy no zoológico estava uma antiga estrela de cinema, Montana Wildhack, com quem o ex-soldado teve um filho.

Billy aprende o modo de enxergar a vida e a morte dos tralfamadorianos. Para eles, uma pessoa não morre, só parece morrer. Ela está morta apenas naquele momento. Em todos os outros, em seu passado, está viva. Então ninguém fica triste por uma morte - são apenas coisas da vida (uma expressão repetida por todo o livro). Basta olhar para trás, para outro episódio da vida, e se transportar para lá. A vida é não-linear em Tralfamador. Billy é um dos poucos terrestres que compartilham essa capacidade, e ele passa toda a vida (e o livro) viajando no tempo. Sabe como vai morrer. Sabe que vai sofrer um acidente de helicóptero e sobreviver, e que sua mulher vai morrer envenenada. Se quiser fugir do sofrimento, basta fechar os olhos e se transportar pra um momento feliz. É a grande sacada do livro, uma alfinetada naqueles que buscam maneiras de aplacar o pesadelo da morte (como Don DeLillo fez mais tarde em Ruído Branco).

Matadouro 5 segue a linha de humor negro das obras antiguerra dessa época (Doutor Fantástico, de Stanley Kubrick, Ardil 22, de Joseph Heller). Este humor é potencializado pelo estilo tragicômico e apocalíptico de Vonnegut. O melhor no autor é sua forma original e absurda de satirizar fatos sérios. A ficção científica é elemento recorrente na sua obra, porém não uma camisa-de-força. Vonnegut a utiliza para abordar e desenvolver algumas situações, como, nesse caso, o medo da morte e a paranóia bélica. Outra característica curiosa do escritor é o tamanho de seus curtos capítulos (como em Cama-de-Gato), que provocam um interessante efeito de urgência.

Vonnegut é mestre na criação de personagens excêntricos. Em Matadouro 5 plantou alguns sensacionais, como o soldado adolescente, gordo, burro, sádico e fedendo a bacon que ama a guerra, outro soldado que promete mandar matar depois da guerra todos aqueles que o incomodam (inclusive Pilgrim), o professor americano que morre fuzilado por pegar uma chaleira errada e o escritor obscuro e anti-social que faz previsões em seus livros (Kilgore Trout, alter ego de Vonnegut, presente em várias outras obras de Kurt). Talvez o que torne os personagens tão interessantes seja que Vonnegut não os trata com compaixão nem faz ridículo de seus defeitos; trata-os com seriedade, como se suas idiossincrasias fossem algo corriqueiro. E para eles não há saída além da conformidade.

O projeto gráfico do livro, como em todos os lançamentos recentes da L&PM, é primoroso. Os pockets da editora estão cada vez mais bonitos. Pena que também estejam mais caros. Mas agora que a Companhia das Letras e a Record também aproveitarão o filão dos livros de bolso, talvez o preço caia um pouco. Um grande estímulo para esse mercado tão interessante – outros lançamentos recentes da editora são os clássicos Dom Quixote, de Cervantes, Três Contos, de Flaubert, As Viagens de Gulliver, de Swift e Ratos e Homens, de Steinbeck. A espera agora é por Almoço dos Campeões.


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The Official Website of Kurt Vonnegut
Editora L&PM