Literatura, Aqui e Agora
por André Takeda

Imagine o que seria da música se existissem apenas o clássico e o erudito. Ou melhor: imagine o que seria de sua vida se não existissem Beatles, Beach Boys, Clash, Smiths, Nirvana, Radiohead, Chemical Brothers. Você liga o rádio e ouve apenas Bach, Mozart, Wagner, Rachmaninoff. E o que seria da música brasileira se todos tivessem que reinventar Caetano Veloso, João Gilberto, Tom Jobim, Chico Buarque e todos aqueles baianos que os estrangeiros adoram adorar? No final das contas, só nos restaria Mutantes para nos dar um sorriso no rosto.

 Se você é um amante da cultura pop como eu, deve pensar que uma vida assim seria trágica demais. Felizmente, a música sempre foi capaz de se adaptar ao universo contemporâneo. Não é à toa que o rock'n'roll se tornou uma das principais formas de comunicação dos jovens. E o que é melhor: conseguiu levar ao status de arte uma estrutura musical muito mais simples que as composições eruditas.

Mas com a literatura a história foi outra. Por ser menos instantânea que a música, poucas vezes teve o apelo pop com o qual a juventude se identificasse. E quando teve, foi batizada de marginal. Escritores como os beatniks, por exemplo, não tiveram o talento reconhecido na época que lançaram seus livros. Um dos maiores clássicos da literatura contemporânea e, com certeza, o número um da lista da maioria dos escritores pop, o best-seller mundial "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger, levou dez anos para ser publicado. Neste período, foi recusado por diversas editoras sob desculpas inadmissíveis como "subversivo" e "sem enredo". Por que isso acontece? Porque o mundo editorial e a crítica não reconhecem como literatura um romance que gasta quase trezentas páginas com a história de um adolescente que é expulso do colégio. Quero dizer, não reconhecia.

A década de 90 consolidou a literatura pop, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Na verdade, os anos 80 já apontavam para este caminho: a Geração Beat foi redescoberta e novos escritores, como Bret Easton Ellis, do fundamental "Abaixo de Zero", começaram a chamar a atenção das editoras e da mídia. Até que nos 90 começam a surgir nomes como Douglas Coupland ("Geração X"), Irvine Welsh ("Trainspotting"), Alain de Botton ("Ensaios de Amor"), Donna Tartt de ("A História Secreta"), Michael Cunningham ("Uma Casa no Fim do Mundo"), Roddy Doyle ("The Commitments"), Nick Hornby ("Alta Fidelidade") e muitos outros. Mais do que escrever sobre e para pessoas entre 20 e 40 anos, estes autores conquistaram público e crítica. Literatura pop deixou de ser marginal. Hoje, a japonesa Banana Yoshimoto, que publicou o tocante "Kitchen", pode conviver sem problemas numa biblioteca ao lado de José Saramago, para citar um escritor clássico, porém contemporâneo. E este reconhecimento chegou também ao Brasil. Para você ter uma idéia, todos os escritores que citei tiveram livros publicados no país, com exceção de Irvine Welsh.

E, então, chegamos ao Brasil. O país onde todos artistas precisam da aprovação de Caetano Veloso, da Regina Casé e do Jô Soares. Um lugar onde os escritores precisam de padrinhos, ou então entram para o final da fila por causa de magos e jogadores de futebol. Você acha que isto é revolta minha? Não é. Talvez você não me conheça e, se me conhece, provavelmente apenas leu algumas das minhas histórias de ficção em zines. O fato é que, apesar de ter um romance recusado pelas editoras, não me sinto revoltado. Até acho que não batalhei o suficiente. Na verdade, só não consigo entender uma coisa: por que, afinal, o Brasil não produz literatura pop. A culpa não é apenas das editoras. Acredito que seja um problema geral. Quando um escritor jovem senta à frente de seu computador, ele quer ser o novo Guimarães Rosa. Ele quer ser o novo Érico Veríssimo. Ele quer ser o novo Rubem Fonseca. Ele quer ser o novo Machado de Assis. Ele quer desesperadamente a aprovação do Caetano Veloso. Para ele, ser pop é aparecer no Muvuca e no programa do Jô Soares e falar sobre suas metáforas, seus regionalismos, seu retrato fiel da miséria e da violência que existe no subúrbio do país. Não vá pensar você que eu não tenho a ambição de escrever um clássico que seja tema de vestibular, mas, sinceramente, eu ainda tenho apenas 27 anos e estou mais preocupado em exercitar meu texto em histórias sobre pessoas da minha idade, rock'n'roll e corações confusos.

Não dá para levar a sério um país onde a única referência de literatura pop é uma mulher de publicitário que aparece na Revista Caras. Não dá para levar a sério um país onde as editoras nem são capazes de mandar uma resposta decente recusando seus originais. Não dá para levar a sério uma país onde você, que está lendo este zine, não consegue se ver nas páginas de um livro.

O que é preciso fazer para mudar isso? Não sei. Eu tenho alguns projetos para apresentar às editoras e logo vou colocar na web um site dedicado a publicar novos escritores. Enquanto isso, leia mais zines, assine o CardosOnLine, revire as livrarias atrás de títulos legais. Talvez no futuro ninguém lembre de que um dia a literatura pop existiu no Brasil. Mas, como diz Nick Hornby, a gente não quer a posteridade. A gente só quer o aqui e o agora. E, de preferência, no volume máximo.
 
André Takeda, 27, é autor do romance "O Clube dos Corações Solitários". É colaborador de diversos zines, entre eles o Scream & Yell. Possui uma coluna semanal de ficção pop na London Burning Magazine, dos jornalistas Luciano Vianna e Valéria Rossi e lançou a www.txtmagazine.com.br.

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