"Screamers"
por André Azenha
Blog
08/10/2007

Quem gosta de cinema, se preocupa com engajamentos sociais e políticos ou é fã do System Of a Down não pode perder “Screamers”, documentário sobre a história dos genocídios através do século XX, produzido e dirigido por Carla Garapedia no ano passado, que chegou às salas de projeção esse ano e no Brasil estará na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 19 de outubro e 01 de novembro.

O System é uma banda engajada, que não se roga a criticar o presidente Bush ou qualquer mente obtusa. Formado por descendentes de armênios, os integrantes surgem em cena lutando para que governantes norte-americanos e ingleses reconheçam o genocídio armênio de 1915, negado pelo governo turco até hoje.

Entre 1915 e 1917 cerca de 1,5 milhão de cidadãos da Armênia foram mortos pelos turcos, e outros 500 mil deportados. O massacre é considerado o primeiro genocídio moderno e serviu de inspiração para Hitler.

A produção aborda outros crimes contra a humanidade em diferentes nações, como em Ruanda (já mostrado em outras ótimas obras, entre elas Hotel Ruanda), Bósnia, Camboja, os curdos do Iraque e Darfur no Sudão, e mescla trechos da turnê da banda, depoimentos de sobreviventes e imagens chocantes, de causar indignação a qualquer pessoa de bem.

. Entre os entrevistados, está o avô do vocalista Serj Tankian, uma das vítimas do período. “Ele tem 96 anos, e como tudo aconteceu há cerca de 90 anos, é difícil achar sobreviventes daquela época. Ele perdeu todos os parentes no genocídio, passou fome e foi deixado em diversos orfanatos. É um milagre que ele tenha sobrevivido”, comenta o músico.

.O bacana é que "Screamers" consegue comover sem partir para o sentimentalismo barato e jamais é chato.

Links
Site Oficial