"Letra & Música"
por André Azenha
Blog
09/03/2007

A comédia romântica do diretor Marc Lawrence (roteirsta de "Miss Simpatia") passaria despercebida do grande público, não fosse a escolha de Hugh Grant e Drew Barrymore para os papéis principais. Ambos são especialistas no gênero, têm carisma, charme, mas jamais haviam atuado juntos. E o longa chama atenção graças á química dos dois.

O filme aborda o revival dos anos 80 e traz Grant no papel de Alex Fletcher, astro decadente da música pop que atualmente se apresenta em feiras e parques de diversões para antigas fãs, agora senhoras de meia idade, e ganha uma chance de recuperar a fama perdida quando a nova estrela teen Cora Corman (Haley Bannet) lhe pede a composição de um novo hit - cujo nome será "Way Back Into Love". Alex não compõe há anos, não é letrista e procura ajuda em Sophie Fisher (Barrymore), moça responsável por cuidar de suas plantas, talentosa em mexer com as palavras. E nesse contato, a relação obviamente acaba transcendendo o lado profissional.

Mesmo não sendo uma trama das mais inovadoras, alguns momentos garantem boas risadas, principalmente as paródias. O grupo Pop!, do personagem de Grant, seria o Wham!, de George Michael e Andrew Ridgeley (em quem Alex foi inspirado), com todos aqueles penteados e vestimentas da época. O clipe de abertura é impagável. Cora é uma versão de Britney Spears e se apresenta semi-nua para crianças. Num certo momento de irritação, a cantora mirim diz que vai gravar a versão que fez de uma música porque Shakira fez daquele jeito, ou seja, a arte está em segundo plano, o que importa são os holofotes, a competição.

Méritos para o casal protagonista, que supera os problemas do roteiro de Lawrence - a trama paralela envolvendo o escritor Sloan Cates (Campbell Scott) não decola - e o elenco coadjuvante fraco - Halley Bannet está praticamente inexpressiva e é magrinha demais pra tentar rebolados a la Jeniffer Lopez.

A cada aparição na telona, Grant parece viver sempre o mesmo personagem, e merece elogios por ainda assim jamais enjoar o espectador. Ele canta de verdade no filme e encarna com perfeição um sujeito saudosista. Com Drew é a mesma coisa. A atriz, detentora de um dos sorrisos mais fofos do cinema atual, não está muito diferente de trabalhos anteriores, e carrega na sua simplicidade e simpatia os segredos para compor mulheres sensíveis e cativantes. Tente não se apaixonar por ela.

Destaque para a trilha musical, com canções de Adam Schlesinger (da banda Fountains of Wayne), autor do sucesso "That Thing You Do" do filme "The Wonders - O Sonho Não Acabou". Sustentando por Drew e Grant, "Letra e Música" é mais uma prova de que bons atores podem salvar projetos irregulares. Também é um prato cheio para casais apaixonados em busca de diversão despretensiosa.

Links
Site Oficial