Doze Homens e Outro Segredo
por Júlia Marina
Fotos - Divulgação

julia@areaweb.com.br
31/01/2005

No mundo do cinema de entretenimento hollywoodiano, todos já sabemos que não é de se esperar muita criatividade. Ainda mais quando se tem como base um elenco com as mais glamourosas estrelas do mundo cinematográfico. À primeira vista, assistir a um filme como este, que ainda por cima possui o suspeito atributo de ser uma continuação de um remake, isto é, algo produzido no intuito de continuar lucrando em cima de um título, pode gerar desconfianças de alguns mais radicais.

Desta vez, o grupo liderado por Danny Ocean (representado pelo elegantíssimo George Clooney) precisa correr contra o tempo e repor, em apenas duas semanas, o dinheiro roubado em um cassino (vide o remake). Andy Garcia é a vítima que agora ameaça o grupo. Além disso, temos o envolvimento de Rusty (Brad Pitt) com a criminalista Isabel (Catherine Zeta-Jones), o que por vezes interrompe a ação do filme e deixa uma leve sensação de "forçação" de barra.

O mesmo acontece em relação à focalização exagerada nos personagens de Pitt e de Clonney, deixando explicitamente de lado o restante do grupo (alguns dos atores mal fazem uma pontinha). O personagem de Matt Damon desta vez tentou ganhar um maior destaque, mas parece que essa decisão foi de última hora e se vê claramente como o rapaz ficou sem espaço, com algumas tomadas sem muita razão de existirem.

Já Julia Roberts tem seu papel praticamente nulo até a metade da produção, mas a compensação aparece numa das mais divertidas seqüências do filme, em que a personagem de Roberts precisa representar a própria Julia Roberts, numa excelente paródia de si mesma, com a participação ainda de Bruce Willis (também representando ele mesmo).

Apesar de algumas falhas, o filme segue o que propõe, e a direção de Soderbergh acopla intertextualidade a um medido senso de humor, sem com isso perder a fluência da narrativa. A não-linearidade oferece ao público muito mais do que a simples ação, já que esta na maioria das vezes foi ocultada entre manobras do enredo, dando às seqüências uma excelente vivacidade, deixando de lado a recorrência ao óbvio. As atuações certamente dão o toque de elegância e ironia necessários, típicos dos grandes figurões do crime, o que torna a produção surpreendentemente um filme palpável e bastante divertido, a contar que se mantém exatamente dentro do gênero a que se propõe.

Obviamente, ainda é um filme altamente comercial, com um aparato "estrelar" de dar inveja, mas não se pode negar a qualidade da direção que consegue assimilar o ofício e produzir um filme que não quer ser mais do que é (até mesmo porque sempre teve a noção de sucesso garantido), apenas mais um divertimento rápido para o grande público. Neste sentido, cumpre bem o papel.


Site Oficial do filme