"Cloverfield - Monstro"
por André Azenha
Blog
13/02/2008

Ao melhor estilo "A Bruxa de Blair" (1999), o marketing viral fez de "Cloverfield" o filme de monstro mais esperado dos últimos tempos. Os primeiros traillers não davam pistas sobre o que se tratava, a não ser revelar o nome de J. J. Abrams (criador do seriado "Lost") na produção.

O longa, feito por velhos parceiros de Abrams - Drew Goddard ("Lost", "Alias", "Buffy") escreveu e Matt Reeves ("Felicity") dirigiu – impressiona pelo clima eletrizante, os ótimos efeitos visuais (o monstro, seus “filhotes” e a destruição dos prédios na metrópole parecem de verdade) e o realismo impressionante com que as cenas são rodadas, mas derrapa ao escancarar verdadeiros buracos no roteiro. A trama acompanha um jovem prestes a ir para o Japão – a terra dos monstros gigantes – que vê sua despedida se transformar numa noite de terror com a chegada de uma criatura a NY.

Apesar da “homenagem”, a obra tentou não ser mais um filhote de "Godzilla", trocando o teor trash do clássico japonês de 1954 por uma roupagem quase independente – a maneira como foi filmado, com câmeras digitais caseiras, serve para reforçar mais ainda as comparações com o terror de nove anos atrás – porém vale lembrar que "A Bruxa de Blair" teve orçamento de US$ 30 mil, enquanto Cloverfield custou mais de US$ 30 milhões. Traçando outro paralelo com o monstrengo nipônico, sai o Japão destruído após a Segunda Guerra Mundial, e entra em cena a NY pós 11 de setembro. Assim sendo, a figura do monstro serve como analogia ao trauma sofrido pela população.

Com um elenco jovem e competente, a trama consegue prender a atenção do público, tem trilha sonora em volume máximo e ainda faz uma pequena crítica à intervenção militar americana em situações de risco. Pena que não consiga fugir de certos clichês. Por que em histórias do gênero sempre tem alguém que precisa insistir em colocar tudo a perder, arriscando a própria vida e a dos amigos? Além disso, fica difícil acreditar que a bateria da câmera dure tanto (a do celular acaba bem antes).

Num momento em que tantos filmes bacanas estão em cartaz, é melhor esperar "Cloverfield" sair nas locadoras - e caso não tenha visto, opte por "O Hospedeiro", produção coreana do gênero muito superior. Agora, se você tiver dinheiro pra torrar...