Rat Pack
por Alexandre Petillo

Você, caro leitor, que conheceu o rock com o Faith No More, vibrou com o Guns’N’Roses, acha o Strokes a última grande coisa que valha a pena e nunca ouviu um disco do maior rocker de todos os tempos, mr. Frank Sinatra, tudo bem, o S&Y, amigão da vizinhança, explica o que foi o Rat Pack.

Quem eram: A espinha dorsal do Rat Pack era formada por Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford, o comediante Joey Bishop e a mascote Shirley MacLaine. O Rat Pack também era conhecido como “O Clã”.

O que fizeram: Eles ficavam ali por Hollywood, fazendo alguns discos clássicos e inspirados, uns filminhos bacanas, dando umas voltas com a máfia norte-americana. Isso, de dia, porque a noite organizavam as mais selvagens festas que os EUA já tiveram notícia.

Qual é a história: Frank Sinatra era o chefão. Sinatra fazia parte do grupo original formado por Humphrey Bogart, chamado Holmby Hills Rat Pack. Quando Bogart morreu, em 57, Sinatra tornou-se o chefe e homem chave do grupo, responsável por manter a tradição da gang em Hollywood. Todo-poderoso, Sinatra colocou seus principais amigos no grupo. 
 
Além de filmes como "Onze Homens e Um Segredo", "Sete Homens e Um Destino", "Professionals" e "Fugindo do Inferno", Sinatra, Davis e Martin faziam alguns shows em alguns palcos escolhidos a dedo. Sinatra era o charmoso, "a voz", o mais perfeito cantor que o pop já ouviu. Sammy Davis Jr era a dinamite, a explosão, o pré-James Brown, cantando e se jogando como se o mundo fosse acabar. Dean Martin fazia o tipo preguiçoso e frio. Não mostrava interesse em muitas coisas, o que lhe garantia diversas vantagens. Como diziam na época, Martin era “cool como menta”. Peter Lawford era o homem das conexões. Joey Bishop era o piadista.
 

Discos: Vá direto a fonte, procure e implore pelo clássico álbum de Sinatra, de 54, chamado "In The Wee Small Hours". A música potente de Sammy Davis Jr está em sua melhor definição em "Wham Of Sam". Dean Martin pode ser ouvido em "This Time I’m Swinging". Existe também um "The Rat Pack: Live At The Sands", com um show gravado em Las Vegas, em 1963. 
A EMI acabou de lançar no Brasil, "Eee-O 11 – The Best Of The Rat Pack", uma respeitável coletânea de sucessos do clã, servindo muito bem como uma porta de entrada para o mundo do Pack. Agora, se você quiser uma coisa mais "muderna", Robie Willians gravou um disco inteiro de covers do Rat Pack, chamado "Swing When You’re Winning".