Plata Quemada
por Ana Cecília Del Mônaco

Sangue e carga sexual estão sempre presentes neste filme sobre um grande roubo ocorrido na Argentina em 1965, baseado numa história real. O início do filme mostra Nene e Angel como um casal de assaltantes que se une ao esquema desse crime.

Uma quadrilha é organizada para realizar o assalto. O grupo é formado por Fontana, o líder, Nando, o contato político, Cuervo, o condutor,  Angel e Nene, os homens de ação.

A operação é realizada com resultados desastrosos, onde os responsáveis pelo dinheiro são mortos e  Angel é ferido. A quadrilha tem de mudar o esconderijo, pois há uma suspeita de que foram traídos. Viajam para o Uruguai. 

O foco logo se fecha em Cuervo, Nene e Angel, confinados em seu novo esconderijo, e as transações ilegais se tornam mero pano de fundo. As relações e as reações humanas são levadas ao limite quando envolvidos amor e dinheiro. 

Angel passa por uma forte crise envolvendo culpa, tanto pelo crime e pelo relacionamento homossexual. Nene dispersa, acaba se envolvendo com uma prostituta  que se apaixona e se diz disposta a tudo por ele, que continua apaixonado por seu parceiro de cama e de delinqüência. 

O filme tem fotografia um tanto escura e bem amarelada, às vezes tendendo ao vermelho,  fazendo alusão aos filmes 'noir', mas um 'noir' latino, quente! No entanto a narrativa foge não tenta ir pelo mesmo caminho pois parte de vários pontos de vista. 

Quando o assunto é continuidade o filme dá algumas derrapadas bem visíveis: 

1 - O penhoar de Cuervo aberto, escancarado em um plano enquanto ele dança um 'twist' e no outro plano totalmente fechado...
2 - Giselle serve uma bebida no copo de Nene, ele leva o copo à boca, em seguida, no contra-plano, ela está ainda colocando líquido no copo... 

A direção de arte também sofrerá com minha implicância:  Cuervo, Nene e Angel, tentam acalmar os ânimos depois de muito tempo trancafiados no esconderijo. Vão à praia. Num plano geral a, está extensa e vazia, e existe apenas um foco de 'agitação'. Quando eles se aproximam desse foco, lá estão vários banhistas caracterizados com exagero à lá anos 50 (o filme não se passa em 65?), dançando ‘twist’ num ‘quiosque’, fica muito inverossímil, me incomodou e carga dramática da cena foi para o 'beleléu'! 

O destaque do filme são as atuações de Leonardo Sbaraglia (Nene),  de Eduardo Noriega (Angel) e de Letícia Brédice (Gisselle). Eduardo Noriega também protagoniza Abre los Ojos, de Alejandro Amenábar (diretor de Os Outros), que está sendo refilmado nos EUA, com direção de Cameron Crowe, com Tom Cruise fazendo seu papel.

Uma seqüência de montagem paralela chama muito a atenção: Enquanto Nene, em sua dispersão, faz sexo oral em um outro homem, no banheiro de um parque de diversões, Angel entra em uma igreja e se ajoelha diante de uma imagem do Cristo crucificado. Expõe bem os ânimos dos dois personagens neste momento.


No ritmo de um tango
por Angélica Bito

É fato que os filmes de nossos vizinhos argentinos são sucesso por aqui. O ótimo "Nove Rainhas" só confirma a teoria: ficou em cartaz por quatro meses em São Paulo e levou mais de 70 mil espectadores para o cinema. E não é à toa: os filmes latinos em geral - também inclua nessa leva os mexicanos "E Sua Mãe Também" e "Amores Brutos" - estão dando de dez a zero em muitos blockbusters americanos que, como sempre, ocupam grande parte dos cinemas brasileiros. "Plata Quemada" entrou em circuito muito restrito - apenas três salas, no máximo, em São Paulo, o que é uma pena, pois é um filmaço.

Trata-se da história verídica que aconteceu na Argentina em 1965. Angel (Eduardo Noriega) e Nene (Leonardo Sbaraglia, de A Espinha do Diabo), também conhecidos como 'Os Gêmeos', são parceiros no crime e na cama. Contratados para assaltar um carro-forte, juntam-se a Cuervo (Pablo Echarri), mas a operação dá errada. Deixam um rastro de sangue no caminho: dois guardas mortos e Angel ferido. O bando é, então perseguido pela polícia argentina e, para não ser preso, parte para o Uruguai, e é lá que as coisas mudam. Angel, recuperado do tiro que levara na operação, passa a ser mais atormentado pelas vozes dentro de sua cabeça, que condenam o amor por Nene. Por isso, afasta-se cada vez mais do amante. Nene, por sua vez, acaba envolvendo-se com uma prostituta (Letícia Bredice, de "Nove Rainhas"), mas não esquece do amor quase que fraternal que ainda nutre por Angel. Tudo vai bem até que o esconderijo deles é descoberto pela polícia e capturá-los vira caso de honra às autoridades argentinas.

"Plata Quemada" é muito mais do que simplesmente uma versão gay da história de Bonnie e Clyde. É, principalmente, a história de um amor forte entre duas pessoas, ligadas profundamente por esse sentimento, e também pelo crime. A
realização do amor entre Nene e Angel não é simplesmente carnal. Tanto que Nene, sentindo falta do sexo, negado por Angel temendo as vozes em sua cabeça, sai à procura de outra pessoa - homem ou mulher, tanto faz, já que,
neste caso, é só sexo. Uma terceira pessoa, o narrador, ressalta as fraquezas e contradições de cada personagem.

O filme é conduzido ao ritmo do tango genuinamente argentino, da abertura à cena final - sensual, forte e contundente.

Plata Quemada (Argentina, 2000)
125 min.

Ø Vencedor do Goya – Melhor Filme Estrangeiro em Língua espanhola
Ø Prêmio de Melhor Fotografia – Festival Internacional de Havana 2000

Direção: Marcelo Piñeyro
Roteiro: Marcelo Figueras, Marcelo Piñeyro, Ricardo Piglia
Elenco: Eduardo Noriega (II) (Angel), Leonardo Sbaraglia (El Nene), Pablo Echarri (El Cuervo), Leticia Brédice (Giselle), Ricardo Bartis (Fontana), Dolores Fonzi (Vivi), Carlos Roffé (Nando), Héctor Alterio (Losardo)