Random header image... Refresh for more!

Dylan com café, dia 56: Minneapolis Tape 1

Bob Dylan com café, dia 56: A oficialização de dezenas de bootlegs de Dylan em alta qualidade pela Columbia Records não diminuiu o interesse de fãs pelo vasto material raro deixado de lado por Bob durante sua carreira. Entre estes, destaque para duas fitas caseiras que Bob gravou em Minnesota, 1961, antes ainda de lançar seu primeiro disco. A primeira delas (conhecida hoje como “The Minneapolis Party Tape”) foi gravada em maio, há meio que um consenso sobre isso, mas o local permanece obscuro.

Alguns apostam num café, outros no apartamento de Bonnie Beecher, uma garota que Bob conheceu no colégio (e que inspirou a canção “Girl from the North Country”), e que certamente abrigou a segunda sessão em dezembro, conhecida como “Minnesota Hotel Tape”, e que, entre outras coisas, traz o quarteto de covers de Woody Guthrie “VD Blues”, “VD Waltz”, “VD City” e “VD Gunner’s Blues”, cujo tema central é doença venérea (VD) – em 1949, quando Guthrie escreveu o quarteto VD, estimava-se que mais de 3 milhões de norte-americanos tivessem sífilis e o problema era mais uma questão social do que médica, explica Fred Balls neste excelente texto. Trechos destas duas fitas circulam desde o final dos anos 60 entre fãs com os nomes mais variados como “Great White Wonder” (1969) e “Blind Boy Grunt” (1972). Ouça abaixo um dos primeiros bootlegs de Dylan!

De olho nisso, o selo britânico Smokin’ Production aproveitou que no Reino Unido os direitos autorais se esgotam após 50 anos e “oficializou” as duas famosas sessões de Dylan em Minneapolis, 1961. Na primeira delas, “The Minneapolis Party Tape” (o café de hoje), Dylan já estava rondando bares no Greenwich Village havia cinco meses quando baixou na cidade numa pausa a caminho de Hibbing, para ver seus pais. Como conta o livreto que acompanha esse relançamento, “essas incursões a Minneapolis permitiram a Dylan usar um gravador de amigos para capturar o progresso que ele havia feito musicalmente durante seu tempo em Nova York. Ansioso para demonstrar o quanto aprendeu enquanto vivia na Big Apple, ele se apresentou em várias ocasiões para seus velhos amigos, e o chamado Minnesota Party Tape é o resultado combinado de duas ou, mais provavelmente, três dessas sessões de maio”.

Bob tinha apenas 20 anos e a base do repertório são canções de Woody Guthrie (10 das 25 canções são dele, incluindo “This Land Is Your Land”), mas há também canções tradicionais e números de Reverend Gary Davis, McKinley Morganfield, Jesse Fuller e Bess Lomax Hawes. De inédito, “Bonnie, Why’d You Cut My Hair?”, uma brincadeira sobre os caminhos de rato que Bonnie deixou na cabeça de Dylan quando ele pediu a ela para dar um jeito no seu visual e cortar seu cabelo para que ele não chegasse à casa dos pais de cabelo comprido, costeleta e visual desleixado. Mais um documento histórico que flagra Dylan poucos meses antes de entrar em estúdio para gravar o primeiro álbum pela Columbia (em novembro) e ser lançado (em março de 1962). Agora de fácil acesso (tem CDs e vinis na Amazon e você encontra em streaming no Spotify, Deezer, Google Play e mais). Vá atrás.

Especial Bob Dylan com Café

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário