Random header image... Refresh for more!

Download: As Lembranças São Escolhas

10 anos atrás eu tinha menos cabelos brancos, nunca tinha saído da América do Sul, gostava mais de cachaça do que de cerveja. era editor de capa de um grande portal e tinha uma coluna sobre cultura pop chamada Revoluttion (com dois T mesmo) no iG. E foi lá que eu cravei num dia de janeiro de 2007: “Terminal Guadalupe é o futuro do rock nacional”. Se você conheceu o TG, provavelmente sabe o que eu queria dizer quando escrevi sobre o álbum “A Marcha dos Invisíveis”. Se não conhece, bem, é porque o futuro muitas vezes não é como a gente espera (mas sempre há tempo: baixe o disco da Lorena Foi Embora mais os EPs “Delação Premiada” e “O Tempo Vai Me Perdoar” aqui e três discos oficiais do TG aqui).

O Terminal Guadalupe foi uma banda formada pelo músico e jornalista Dary Jr. em Curitiba em 2003, nascida da trilha sonora de um documentário chamado “Burocracia Romântica”. Depois, já com formação de banda, que incluía o guitarrista Allan Yokohama, o baterista Fabiano Ferronato e o baixista Rubens K, vieram “Vc Vai Perder o Chão” (2003), o EP “Delação Premiada” (2005), “A Marcha dos Invisíveis” (2007), os discos ao vivo “Ao Vivo na Mundo Livre FM” e “Como Despontar Para o Anonimato” (2008) e os EPs “O Tempo vai me Perdoar” (2008) e “O Explorador de Telhados” (2010).

A força do Terminal Guadalupe residia no encontro da poesia verborrágica e politizada de Dary com a musicalidade pop rock and roll grunge de Allan, e o encontro destes dois músicos rendeu um número surpreendente de boas canções, que encontraram um público pequeno, mas fiel, até a banda se separar. No álbum que o Scream & Yell lança hoje, “As Lembranças São Escolhas” (download gratuito aqui), Bruno Capelas descreve: “Dary foi o equivalente mais próximo que eu tive de um Renato Russo – um letrista e vocalista versátil, capaz de me fazer xingar o mensalão (escolha o partido, não importa) ou a Igreja Católica e me apaixonar na mesma medida”. É isso.

10 anos depois, “A Marcha dos Invisíveis” continua sendo um grande disco que, inclusive, antecipava boa parte da crise política que colocaria o país pós-golpe (e o mundo) num limbo próximo a um Black Lodge real (David Lynch estava certo sobre a maldade humana). “A bandeira norte-americana em chamas / A mentira tropical na lixeira / A coleção de inverno do tucanato / E as roupas íntimas dos neopetistas”, enumerava Dary na letra da canção que fechava o disco, “Praça de Alimentação”, e simbolizava um raro aceno politizado num mundo pop nacional que estava mais interessado no próprio umbigo. Deu no que deu.

Como observou Bruno Capelas, “espero que este ‘As Lembranças São Escolhas’ tenha o mesmo efeito sobre seus ouvintes do que teve em mim – a vontade de ouvir não só o disco, mas também ir atrás das canções originais e (re)descobrir músicas que ficaram perdidas no tempo”. É bom ouvir essas canções novamente. Entre as 100 músicas que mais ouvi nos últimos 11 anos, segundo computo da minha LastFm, “De Turim a Acapulco” é a 8ª, “El Pueblo No Se Vá” é a 14ª e “O Segundo Passo” é a 80ª (entre mais de 76 mil canções ouvidas). O futuro é o segundo seguinte. O futuro é agora.

3 comentários

1 Dary { 08.09.17 at 5:53 pm }

Gratidão eterna, Marcelo. Agora, vamos encerrar este ciclo. Há muitas canções novas a caminho, entre inéditas e versões definitivas de demos. Tá quase.

2 Márcio Viana { 08.10.17 at 1:12 pm }

Honra imensa fazer parte desse projeto!

3 fabio { 08.12.17 at 2:59 pm }

Ouvir esse projeto é viajar ao bom tempo do TG, foda demais.!!!!

Faça um comentário