Random header image... Refresh for more!

Selo Scream & Yell: Brasil Tambien Es Latino

capa-brasil-tambien-vrd

Com o intuito de promover a integração latino-americana pela música, próximo lançamento do Scream & Yell, o álbum “Brasil También Es Latino” reúne 12 artistas de oito países diferentes para recriar canções brasileiras. Da eletrônica à surf music, do psicodelia ao groove caribenho: a variedade de estilos e de nacionalidades é essencial ao disco, não só pela proposta artística, mas principalmente para reforçar a proposta da integração latino-americana pela música.

“Culturalmente, o Brasil vive isolado de seus pares latino-americanos, e isso se dá menos pelo idioma do que pela desinformação e pela preguiça de olhar além do próprio umbigo”, diz Leonardo Vinhas, produtor executivo e curador do álbum. “O contrário não acontece: há muito interesse nos países hispanablantes pelo que fazemos aqui, seja no cinema, na literatura ou na música”, completa.

Prova disso é o repertório. Diferentes períodos da música brasileiras foram contemplados, desde um samba dos anos 40 (“Marambaia”) até um tema recente de Rodrigo Amarante (“O Cometa”), passando por clássicos setentistas (Jorge Ben, Mutantes, Novos Baianos), pérolas obscuras (alguém conhece a banda folk Rubinho e Mauro Assumpção?), e, claro, pelo Sepultura, a banda de rock do país que mais sucesso obteve no exterior.

Para recriar esses temas, foi escalado um time que compreende nomes de destaque no cenário eletrônico (os mexicanos Sotomayor, a dupla colombiana Ságan), veteranos do rock underground (os argentinos Valle de Muñecas, os uruguaios Buenos Muchachos), nomes famosos no cenário independente (os peruanos Kanaku y El Tigre e o equatoriano Mateo Kingman), entre outros. Vale destacar, entre eles, a estreia do uruguaio Nicolás Molina, que passará a se dividir entre o trabalho com sua já consagrada banda Molina y Los Cósmicos e um projeto solista com seu nome.

O álbum é uma nova visão artística da proposta de integração latino-americana pela música, já iniciado em outros projetos do produtor e dos sites parceiros. Em 2015, Vinhas produziu “Somos Todos Latinos“, com 16 artistas independentes brasileiros cobrindo o cancioneiro dos países vizinhos. No mesmo ano, lançou “Caleidoscópio“, um tributo aos Paralamas do Sucesso que contava com 21 artistas de 12 países. Ambos foram lançados pelo selo Scream & Yell.

O novo disco está sendo disponibilizado para download gratuito a partir de 7 de dezembro em duas frentes simultâneas: os sites Scream & Yell (Brasil) e Zona de Obras (Espanha). “O apoio dos dois é fundamental para o alcance do projeto. O S&Y já lançou oito discos por seu próprio selo, a ZdeO é a maior plataforma de conteúdo para música da Espanha. Ambos estão comprometidos com a mesma causa integratória do disco”, diz Vinhas.

capa-brasil-tambien-amr-1

Brasil También Es Latino
Lista de canções

1) “A Montanha” – Nicolás Molina (Uruguai)
Original: Rubinho e Mauro Assumpção

2) “O Cometa” – Ságan feat. Kanaku y El Tigre (Colômbia / Peru)
Original: Rodrigo Amarante

3) “Baby” – La Pequeña Revancha (Venezuela)
Original: Mutantes

4) “Rosa Menina Rosa” – Sotomayor (México)
Original: Jorge Ben

5) “Eu Só Quero Um Xodó” – Rialengo (Costa Rica)
Original: Dominguinhos / Gilberto Gil

6) “Preta Pretinha” – François Peglau (Peru)
Original: Novos Baianos

7) “Jorge da Capadócia” – Mateo Kingman (Equador)
Original: Jorge Ben

8) “Refuse/Resist” – Lefunders (Argentina)
Original: Sepultura

9) “Será” – Valle de Muñecas (Argentina)
Original: Legião Urbana

10) “Inferno” – Buenos Muchachos (Uruguai)
Original: Nação Zumbi

11) “Só Vendo que Beleza (Marambaia)” – Andrés Correa (Colômbia)
Original: Henricão e Rubinho Campos

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário