Random header image... Refresh for more!

Mestres do Renascimento em São Paulo

tiziano.jpg

Calhou de estarmos na rua no dia mais frio dos últimos 52 anos em São Paulo. Quarta-feira é dia de diarista em casa, e a sensação eterna é de que ficar em casa atrapalha o serviço. Então, pernas na rua. Havia um plano de ver duas mostras, mas só a primeira nos tomou duas horas de fila no frio – numa manhã de quarta-feira. Mas valeu a pena. O CCBB-SP caprichou na montagem da Mostra Mestres Renascentistas (que toma os quatro andares do prédio), e a exposição, que resgata quadros de várias pequenas cidades italianas, compensa, e muito.

bassano.jpg

E olha que tenho pânico de quadros da Virgem e a Anunciação. Na pouco organizada Galeria Dei Uffizi, em Florença, devem existir 437 quadros de pintores diferentes sobre a celebração cristã do anúncio do Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo. Crucificação vem logo depois, uns 216. Basta unir os temas repetidos com a péssima montagem da Dei Uffizi para criar pânico no pobre rapaz latino-americano (sem dinheiro no banco nem amigos importantes). Daí ele chega ao Louvre e da-lhe mais 15 anunciações…

madonna.jpg

Porém, a exposição que chegou a São Paulo no dia 13 de julho (e fica até 23 de setembro) com 57 obras é muito bem curada. Claro, tem Anunciação (três até onde contei) e umas três dezenas de Virgens, mas, ainda assim, compensa por uma série de belíssimas obras. Entre as minhas preferidas estão “Madalena Penitente” (1565), de Tiziano (não a versão seminua, mas a versão vestida), “São Jerônimo” (1563), de Bassano, “Rosto da Virgem” (1518/1520), de Rafael, “Retrato do Rapaz com Flauta” (1540), de Savolfo, e “Santo Agostinho” (1480), de Botticelli.

flauta.jpg

Vale destacar ainda “Cristo Abençoando” (1540), de Rafael (um estranho Cristo bonitão, de barriga tanquinho e bigodinho cafajeste), e o histórico “Leda e o Cisne” (1504 / 1508), que na exposição consta como sendo de Leonardo Da Vinci, mas, na verdade, é de um dos alunos do mestre, provavelmente Cesare da Sesto (nem disso há certeza). O original de “Leda e o Cisne”, de Da Vinci, foi bastante comentado e visto na época, mas acabou se perdendo. Vários pintores, no entanto, o recriaram (as melhores versões são esta exposta no CCBB, uma em Salisbury e outra na degli Uffizi).

cristo.jpg

O erro no crédito não desmerece, de maneira alguma, a excelente “Mostra Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas”, do CCBB-SP, que pode ser visitada gratuitamente de segundas, quartas e quintas das 10h às 22h, às sextas, das 10h às 23h, aos sábados, das 8h às 23h, e aos domingos, das 8h às 22. O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo, São Paulo. Leve um livro para ler, e não desista diante da enorme fila. Vale a pena.

leda.jpg

Leia também:
– Uma lista pessoal: Top 20 Museus, por Marcelo Costa (aqui)
– Uma foto de viagem e outras lembranças (aqui)
– Obras primas de Michelangelo em Florença (aqui)
– L’Orangerie, o museu mais fofo e especial de Paris (aqui)
– Monalisa, Venus de Milo e… Coldplay no Louvre (aqui)
– Plaza Mayor, Palacio Real e Museu do Prado em Madri (aqui)
– Um jarro de sangria e as pinturas negras de Goya (aqui)
– Arte sacra, Bernini, Caravaggio e tiramisu em Roma (aqui)
– São João Del Rey e o inesquecível Inhotim, em Minas (aqui)
– Voll-Damm, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza em Madri (aqui)

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário