Blog do Editor do Scream & Yell
Random header image... Refresh for more!

Opinião do Consumidor: Schlenkerla

rauch.jpg

 O estilo Rauchbier elenca um tipo de cerveja produzido a partir de malte defumado. O malte de cevada era seco com a fumaça (rauch) de um forno, e mesmo com a industrialização, duas cervejarias da cidade de Bamberg, na Alemanha (a Schlenkerla e a Spezial), mantém o método tradicional que resulta em um conjunto intenso e bastante particular, recomendada para pessoas de paladar forte.

A cervejaria Schlenkerla produz rauchbiers desde 1678 e o carro chefe é a versão Marzen. O aroma traz a marca do malte defumado intensamente presente, desdobrando-se em algo que remete a molho barbecue e bacon. Causa estranheza no começo, mas siga em frente. O paladar, amargo e intenso, lembra café forte, torrefação, chocolate amargo e… churrasco. O malte defumado gruda na garganta de tal forma que o final é prolongado e permanece um bom tempo.

A versão Weizen junta o malte defumado com dois tipos de malte de trigo (estes não defumados). A expectativa era de que ela soasse menos defumada, mas o aroma é carregado de algo que lembra… bacon. E peito de peru. O trigo aparece sutilmente (principalmente quando a cerveja é bebida em temperatura ambiente, mais apropriada). O paladar, sem fazer drama, é isso tudo: bacon, peito de peru, fumaça, churrasco. Aliás, num churrasco ela deve ser absolutamente imbatível.

Além da Marzen e da Weizen, a Schlenkerla produz uma versão Urbock Rauchbier. São cervejas bem particulares que me parecem impensáveis sem um acompanhamento, e vale muito a dica de harmonizações do Brejas (que tal com uma pizza de calabreza? Veja aqui). São cervejas intensas e que melhoram com o tempo no copo (ao contrário das nossas, que ficam terríveis quando esquentam).

Interessante a descrição em um site: “O conhecedor toma esta cerveja devagar, mas com persistência e objetividade. Ele sabe que o segundo copo é mais gostoso que o primeiro, e que o terceiro é mais gostoso que o segundo”. Crie coragem.

Teste de Qualidade: Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen
- Produto: Rauchbier
- Nacionalidade: Alemanha
- Graduação alcoólica: 5,5%
- Nota: 3/5

Teste de Qualidade: Aecht Schlenkerla Rauchbier Marzen
- Produto: Rauchbier
- Nacionalidade: Alemanha
- Graduação alcoólica: 8,5%
- Nota: 3/5

4 comentários

1 Júlio Campos { 12.18.11 at 8:53 pm }

Marcelo, essa Marzen é uma das mais espetaculares que eu já tomei.. com carne de porco, ou alguma carne defumada fica especial…

2 Mac { 12.18.11 at 9:17 pm }

Essa foi uma das minhas falhas, Júlio: beber sem um acompanhamento. Vou comprar outra e preparar um prato especial :)

3 Leobrandao { 06.23.14 at 11:58 am }

Essa merece uma nota melhor hein! Claro que gosto é totalmente subjetivo, mas eu daria mais uma chance a ela ;)
Uma das mais tops que já tomei.

4 Mac { 06.23.14 at 2:37 pm }

Merece mesmo, Leo. Bebi e escrevi dela três anos atrás, ainda quando eu não estava pronto para aproveitar o que ela oferece. Vou corrigir isso mais pra frente.

Faça um comentário