Random header image... Refresh for more!

Amy Winehouse, 27 anos

amy1.jpg

Os clichês estão ai para serem usados e vividos. Amy Winehouse sucumbiu à fama e foi encontrada morta sozinha em casa neste sábado. Ela tinha 27 anos (completaria 28 em setembro) e há suspeita de overdose de drogas. Não fui aos shows que ela fez no Brasil em janeiro deste ano. Tinha a visto no T In The Park, na Escócia, em 2008, e um sentimento de pena lutava contra a expectativa de ela dar a voltar por cima. Do tipo: “Você está com pena dela agora, mas ela vai passar por isso e vai viver muito mais que você”. Tentava acreditar nisso enquanto ela tropeçava em si mesma. Um teatro triste e desolador.

Na época do T In The Park escrevi aqui: “Com uma bandeira do Brasil tremulando frente ao palco, Amy Winehouse exibiu seu drama pessoal para o festival. Visivelmente bêbada, entornando copos e copos de sabe-se-lá-o-que, tropeçando no salto alto, e muito mais, a moça que um dia cantou que não iria mais voltar para a clinica de reabilitação é apenas uma pálida amostra do que já foi um dia. Ela desafina horrores, sai do tom, entra errado nos versos e não consegue tirar nem a blusa sozinha. Pena. Porém, a história da música pop esta cheia de exemplos de pessoas que sacudiram a poeira e deram a volta por cima. É torcer por ela”.

A torcida não adiantou e isso é verdadeiramente uma pena. Como quando Kurt Cobain morreu, e André Forastieri escreveu: “Isso não é romântico. Não é um momento fundamental da história do rock’n’roll. Não é charmoso, não é legal, não é engraçado e não vai mudar a vida de uma geração. É, pura e simplesmente, uma merda.” Acho que aquele texto do Forasta se adequa perfeitamente à Amy Winehouse (leia aqui). Ela deixou a vida para entrar para a História (no clube dos clichês frequentado por Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin, Brian Jones, Kurt Cobain). Eu preferia um bom disco novo…

amy2.jpg

Fotos: Marcelo Costa

Leia também:
– “Back to Black”, Amy Winehouse: 11º melhor disco dos anos 00 (aqui)

julho 23, 2011   No Comments