Blog do Editor do Scream & Yell
Random header image... Refresh for more!

Opinião do Consumidor: Bock Damm

bockdamm.jpg

A cervejaria catalã DAMM é uma das três maiores fabricantes de cerveja espanholas (as outras duas, a saber, são a Heineken e a San Miguel/Mahou) e desde 1876 distribui para os botecos espanhóis nomes como a famosa Estrella Damm (naquela época, Estrella de Ouro), a Xibeca, a poderosa Voll-Damm Doble Malta e esta boa Bock Damm, cujo rótulo atual homenageia o rótulo de sua primeira versão – datada de 1888.

Apesar do nome, a Bock Damm está muito mais para uma Dunkel de Munique (seu sobrenome, inclusive) do que para uma Bock tradicional. A diferença começa pela cor negra (contra o avermelhado da bock). No aroma, presença suave de malte tostado, café e caramelo, que se replicam no paladar, que começa amargo no primeiro toque na língua (café é a primeira lembrança) até tornar-se adocicado e finalizar levemente amargo.

Bem gostosa e leve, a Bock Damm não prima pela complexidade, mas se porta muito bem no copo. É o tipo de cerveja que, caso fosse brasileira, teria um bom mercado a se explorar. Porém, sendo espanhola e chegando ao Brasil entre R$ 8 e R$ 12 a garrafinha (bonita) de 250 ml fica difícil. Mesmo assim, apesar da falta de personalidade, eis uma boa pedida para se procurar em terras catalãs.

Teste de Qualidade: Bock Damm
- Produto: Dunkel Munick
- Nacionalidade: Espanha
- Graduação alcoólica: 5,4%
- Nota: 2,98/5

Veja também:
- Top 100 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
- Top 10 Cervejas Européias, Viagem 2008, por Marcelo Costa (aqui)
- Voll-Damm, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza em Madri (aqui)

0 comentário

Nenhum comentário no momento

Faça um comentário