Dois momentos de genialidade de Roger Federer
Em 2001/2002 editei durante mais de um ano o site Esportes-E, então parceria do Banco do Brasil com a Zip.Net, que passou para responsabilidade do UOL quando estou comprou o portal. Foi um bom tempo em que acompanhei as notícias de todos os atletas patrocinados pelo banco, como Gustavo Kuerten, então no auge (em 2001, e começando a cair em 2002). Não tinha como não se apaixonar por tênis vendo o Guga jogar.
A parceria do UOL com o BB acabou, me desliguei dos dois e segui a vida deixando de acompanhar tênis como naqueles dias. Não lembro o motivo, mas voltei a ver alguns jogos no último mês culminando no título de Roger Federer em Cincinatti sobre Novak Djokovic, uma partida fácil com alguns momentos de genialidade. Claro, nada comparado ao penúltimo ponto do suíço contra Djokovic na semifinal do US Open, no domingo, um daqueles momentos absurdos de genialidade.
O segundo vídeo é de uma outra partida, em que Andy Roddick arremessa sua raquete em Federer, na brincadeira, após uma jogada fenomenal do suíço, que conseguiu alcançar uma bola praticamente indefensável e foi além: a devolveu com uma curva sensacional matando o ponto de forma espetacular. O vídeo fala por si só. Enquanto isso, neste momento, Roger Federer caminha para vencer mais uma vez o US Open seguindo firme como o número 1 do mundo.
Ps. Hehe, sequei o Roger Federer sem querer. Postei no momento em que o suíço dominava o segundo set da final do US Open. Do nada, após um desafio de Del Potro em que realmente a bola tinha beslicado a linha, Federer desmontou emocionalmente e o argentino virou o segundo set em 7 a 6 no tiebreak. No fim, o argentino interrompeu o terceiro grand slam seguido no ano de Roger Federer e o que seria o sexto título consecutivo do US Open vencendo o quinto set por 6 a 2 após mais de quatro horas de jogo. O que não quer dizer que os vídeos abaixo deixem de ser sensacionais… hehe
setembro 14, 2009 No Comments
Receita de Sopa Parisiense de Cebola
No Top Ten de Pratos que pedi para Lili fazer de nossa viagem para a Europa (postado aqui), surpreendeu uma inocente sopa de cebola tomar o primeiro lugar. E olha que ela era apenas a entrada de um almoço em uma brasserie simplezinha perto do Fórum Les Halles chamada L’Entrecote Des Halles (Rue Saint Denis, 38) . Como nem só de caldo verde vivem os dias frios, resolvi experimentar uma sopa de cebola. E não é que existe mesmo uma variação parisiense?
A primeira tentativa, no meio da semana, foi aprovada pela Lili, mas ficou um pouco salgada. Culpa das torradinhas de cebola que comprei. Elas precisam ser torradas normais, ok. A receita pedia vinho branco seco, mas apostei no vinho tinto carmenere, e gostei. Essa foto acima já é da segunda tentativa, quase acertada, do sábado à noite. Faltou ficar mais uns cinco ou dez minutos no fogo, para engrossar. Mesmo assim ficou ótima, diz Lili. Receita abaixo.
Ingredientes
– 4 cebolas grandes cortadas em rodelas
– 4 colheres (sopa) de manteiga
– 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 5 xícaras (chá) de caldo de carne
– 1/2 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta-do-reino
– 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
– 8 fatias de pão francês tostadas
– 8 fatias de queijo tipo suíço
Preparo
Frite as cebolas na manteiga em uma panela sobre fogo médio. Mexa sem parar de 2 a 3 minutos até que dourem. Junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto.
Acrescente o caldo de carne, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça ao ponto de fervura. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente em panela parcialmente tampada por meia hora. Aqueça o forno.
Coloque a sopa em 4 cumbucas refratárias e deposite-as em uma assadeira. Coloque 2 fatias de pão em cada uma delas e cubra com 2 fatias de queijo. Leve ao forno quente e asse até o queijo derreter.
Sirva imediatamente, colocando as cumbucas sobre pratinhos individuais.
Rendimento: 4 porções
Leia também:
– Receita de Caldo Verde (aqui)
setembro 14, 2009 No Comments