Vinho, massas, calor e ruínas históricas

O impressionante Coliseu de Roma

Sem acentuacao hoje, ok. (teclado romano):Acho que a ficha de Roma ainda nao caiu. Jah andamos por diversos lugares, visitamos alguns pontos turisticos, batemos perna sob o sol de 30 graus que abraca essa cidade no verao, e tudo que podemos dizer é: Roma impressiona. Muito. Mas muito mesmo. A primeira comparacao que me vem à cabeca é Paris. As duas cidades estao ali, lado a lado, cabeca a cabeca querendo conquistar coracao, alma e olhos da gente.

Ainda no domingo, antes do show de Bruce Springsteen, visitamos a Basilica de Santa Maria Maggore, que fica pertinho do “bed and breakfast” que alugamos. Fundada por volta de 431 pelo papa Sisto III, é uma das maiores basilicas de Roma ricamente decorada, com algumas obras de Bernini e padres atendendo todo o tempo fieis no confessionario, um deles falava oito lingua (saiba mais sobre ela aqui).

Rememorando meus tempos de coroinha da Igreja do Alto de Sao Pedro, em Taubaté, nao consigo lembrar o nome daquele casticario de velas que os fieis acendem para os santos. O fato é que em Santa Maria Maggore, as velas foram substituidas por um casticario de luzes que representam velas. A pessoa vai lah, deposita 1 euro, e a vela de luz acende. Pra mim é picaretagem. E das grandes.

O aconchegante bairro de Trastevere em Roma

Ja na segunda comecamos nosso trajeto de turistas embasbacos pelo Coliseu, que é de cair o queixo. Mesmo. Tirei umas duas dezenas de fotos. Dali fomos até as Termas de Caracala, que na Roma Antiga (ali pelo ano de 217 d.c.) era um complexo de lazer (canhestramente falando) em que os romanos iam se banhar nas termas. O local tinha centros sociais, galerias de arte, biblioteca, bordéis e areas de exercicios. Ruínas povoam o lugar.

Continuamos nosso dia de turismo arqueologico passando pelo impressionante Forum Romano e tambem por alguns foruns imperiais. Eh uma caminhada e tanto, mas vale muito a pena. A visao é de tirar o folego. Chegamos até a porta do Museu Capitolino, que estava fechado, e entao partimos para o Parque Oppio, que fica sobre a famosa e enorme Casa Dourada de Nero, que esta fechada para reformas (uma pena).

Almocamos por ali, em uma ruazinha qualquer, uma boa Bucatini All’Matriciana, belo spaghetti com molho de tomate, bacon e bastante queijo pecorino ralado. O que nos conquistou foi a entrada: uma salada caprese simples com um pedaco de mussarela de bufala que derretia na boca de tao leve e fresco. Também saiu daqui a frase do dia. Um cliente perguntou: “Esse vinho da casa é bom?”, o dono respondeu: “Claro, é romano”.

A Praça de São Pedro no Vaticano

A parte da tarde foi dedicada à Igreja de Sao Clemente, um tesouro arqueologico impressionante. No nivel mais profundo escavado existe uma casa de culto cristao e um templo dedicado ao deus Mitra, tudo do século 1. Um nivel acima existe pode-se ver uma basilica intacta do século 4. Incendiada em 1084 por um ataque normando, uma nova Igreja foi construida sobre a velha basilica, que foi redescoberta em 1857.

Nossa dia terminou com uma visita ao delicioso bairro de Trastevere, que é tudo que eu sonharia que o bairro do Bixiga, em Sao Paulo, fosse. Dezenas de tratorias e pizzarias se espalham pelas varias piazzas do bairro, que mantém intacto seu charme. Uma placa em um restaurante dava a deixa: “Somos contra a guerra e o menu turistico”. Comemos uma boa pizza e Lili ficou bebada (mais uma vez) com apenas uma taca de vinho.

Roma é uma cidade muitissimo especial. Sinceramente, sinto-me em casa aqui. O problema é o pouco tempo para se aproveitar uma cidade repleta de encantos. Paciencia. O melhor é relaxar e admirar. E atirar uma moedinha na Fontana de Trevi (ah, Anita) desejando voltar para a cidade. Vamos fazer isso hoje à noite depois de termos passado a manha e a tarde no Vaticano, impressionados com a Basilica de Sao Pedro e a Capela Sistina.

A Capela Sistina, pra variar, lotada

A Capela Sistina é algo simples e belo. Voce caminha por dezenas de salas ricamente ornamentadas e quando cai na Capela toma um choque com a pintura delicada e simples de Michelangelo. A ficha demora alguns segundos pra cair. Basta ignorar a multidao e se concentrar no teto, observar a genialidade do pintor, o relevo em terceira dimensao, os afrescos delicados e se emocionar. Vale o cansaco das mil e uma salas anteriores. Mesmo.

Ainda temos muita coisa pra ver, e a completa nocao de que nao vamos ter tempo de ver tudo. Ou seja: pretendemos voltar. Temos a quarta ainda, e na quinta partimos para  Veneza, e entao a ultima semana em Barcelona e Madri, os dois pontos finais da viagem. Estamos bastante cansados, tanto que cedemos à siesta nesta terca. Amanha tem Rock in Roma com NIN, Tv on The Radio e Animal Collective, mas a grana ta curta. Quem sabe…

Ps. Fez 33 graus em Roma hoje.

Ps 2. Momento Gloria Kalil em Roma: os soldados da Guarda Suica do Vaticano ainda estao na moda com suas roupas desenhadas por Michelangelo? Veja aqui e opine (hehe)