Um fim de semana na Bélgica

Não lembro de onde paramos. Sei que deixei Lili nas Galerias Lafayette e vim tentar colocar ordens nas minhas ideias. E como você já percebeu, continuamos sem acentuacao. Vou focar nas histórias e deixar a língua portuguesa acentuada – quase impossível neste teclado maluco – de folga mais uma vez. Recordando…

Saímos de Londres na sexta, de Easyjet, para Paris. Voo tranquilo e chegada sem muitos problemas. O apartamento que alugamos por 8 dias é um achado. Saiu mais barato que um albergue, tem um clima romântico e fica em um bairro bastante notívago, Les Halles. Isso tudo sem contar as suas facilidades, como a moderna lavadora e secadora de roupas, que já tratamos de usar.

Na sexta encontramos a Anamaria, que trqblqhq (trabalha em um teclado normal) comigo no iG. Atualizamos as conversas, fomos ate a Torre Eiffel, e a deixamos com um grupo de amigos do curso que ela estava fazendo aqui. Voltamos para o ap, mas não resistimos e paramos em um café na esquina da Rua Montorgueil, que servia Duvel. Dormi sonhando com anjos (hehe). Sábado de manha partimos para nossa aventura belga.

Fomos de trem de alta velocidade Thallys, com tíquetes comprados em promoção numa dica que peguei no ótimo blog Conexão Paris. Uma hora e pouco depois estávamos em Bruxelas, e alguns minutos depois deveríamos estar em Leuven, se não tivéssemos pego um trem errado para Louvain e ir parar quase na Holanda. O cobrador foi gente finíssima. Nos deu um bilhete de volta e passou todas as orientações com calma. Chegamos em Leuven 12h30 quando o previsto era 11h.

Foi o tempo de encontrar o Carlos e a Camila, almoçar e correr para o Rock Werchter. Perdemos Regina Spektor, mas chegamos no exato momento em que Karen O adentrava a tenda do festival. Show bom, mais dançante e menos barulhento que os do Brasil com direito aos hits “Gold Lion” e “Zero”. No bis, “Pin” e a sensacional yeah yeah yeahs love song “Maps”.

Na sequência, debaixo de um solzão de deixar cariocas felizes, o Franz Ferdinand despejou um caminhão de hits sobre a plateia alternando com as boas canções de seu ótimo terceiro disco. Só saíram do palco pq a bateria quebrou, o que não impediu Kapranos de levar “Jacqueline” na garganta e na guitarra.

O mesmo palco principal trouxe, em seguida, Nick Cave e os Bad Seeds em uma apresentação avassaladora. Muita gente que havia entrado no gargarejo para esperar o Kings of Leon, que tocaria depois, se surpreendeu com o barulho, e ou saiu de fininho ou protegeu-se como pode do sensacional esporroe sonoro. “Red Right Hand”, “Dig, Lazarus, Dig!!!”, “Deanna”, “The Mercy Seat”, “Stagger Lee” e “Henry Lee”, dedicada a Polly Jean Harvey, lavaram a alma. Inesquecível.

O domingo foi dedicado a Bruxelas. Visitamos a Grande Praça, considerada por Victor Hugo a praça mais linda do mundo (não é a mais linda, mas está cabeça a cabeça com as concorrentes) e saímos por aquelas ruas que cheiram a chocolate belga e cujas lojas expõe centenas de exemplares de cervejas locais. Passamos no Teatro Real de Marionetes, que também é um ótimo bar (bebi uma cerveja leve de cereja chamada Mort Subite) e almoçamos nas redondezas.

O paraíso das cervejas se chama apropriadamente De Bier Tempel, e tem todas as melhores cervejas do pais entre 2 e 4 euros a long neck, além de edições especiais da Duvel, Leffe (existe seis variações diferentes dela) e outras. Comprei uma Duvel diferente, uma Hoegaarden especial e duas outras que comento assim que beber.

Dali nos encaminhamos para o Deliriuns Tremens, a casa da cerveja de mesmo nome, cuja garrafa traz dezenas de elefantes cor-de-rosa, aqueles que só loucos, chapados e bêbados conseguem ver. O pub entrou pro Guiness Book como o lugar que tem mais marcas de cerveja diferentes de todo o mundo para comercialização. Bebi uma cerveja da casa e uma La Divine, de 8,5%, bem boa.

O dia terminou conosco correndo com cervejas e chocolates para não perdermos o trem para Paris, e chegamos exatamente no horário. Deixamos Bruxelas pensando em como um pais do tamanho do estado de Alagoas pode fazer as melhores cervejas, os melhores chocolates e os melhores festivais de rock do mundo. Não sei se conseguiria morar aqui, mas partiu o coração sair de lá deixando todas aquelas cervejas para trás.

Descemos na estação Paris Nord às 20h com um solzão brilhando no céu. Nos animamos. Fizemos compras pra casa (sabão em pó para lavar a roupa e comidinhas pra economizar no café da manhã) e depois saímos a caminhar pela cidade, que anoitecia e ficava cada minuto mais linda. Passamos pela Notre Dame, pela Shakespeare and Co (Foer autografa livros lá hoje), pela Saint Chapelle e paramos para olhar os barcos no Sena até sei lá que horas…